Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 11/07/2011 19:11 - Atualizada em: 02/11/2011 11:45
Cidade vizinha de Lavras registra a primeira morte em Minas de gripe suína
Gripe suína faz sua primeira vítima este ano em Minas Gerais, foi uma mulher de 44 anos, ela morava em Nepomuceno.

     

         Santa casa de Nepomuceno, onde Ana Cláudia foi atendida antes de ser enviada para Beapendi

 

Lavras Tem Ecei. Quer saber? Clique aqui.

O primeiro caso de morte decorrente da Gripe A, a Gripe Suína, em Minas Gerais, foi bem próximo de Lavras, foi na cidade de Nepomuceno. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou na tarde desta segunda-feira, dia 11, que Ana Cláudia Evangelista dos Santos, de 44 anos, morreu. Ela foi internada no dia 3 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) daquela cidade, com pneumonia. O médico Gustavo de Marco Turchetti que atendeu a paciente disse que ela foi submetida a uma radiografia e que ficou constatada a gravidade do caso. "Suspeitamos da situação e resolvemos colher material e enviar para a Funed (Fundação Ezequiel Dias) em Belo Horizonte", contou.

Exames laboratoriais confirmaram a contaminação pelo vírus HINI, a gripe suína. A saúde de Ana Cláudia foi declinando e ela foi transferida, através do Susfácil para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Cônego Monte Raso, em Baependi, no final da noite do dia 4. Ela ficou isolada por medida de segurança e morreu no hospital, ontem, domingo. A Secretaria de Saúde afirma que a mulher era obesa, tinha hipertensão e se recusou a tomar a vacina contra a doença. O médico Gustavo Turchetti contou ainda que o marido da vítima também contraiu a doença. Ele, no entanto, conseguiu se recuperar e recebeu alta e já está em casa.

Ana Cláudia foi sepultada em Nepomuceno na tarde desta segunda-feira. Em nota, a Secretaria Municipal de Nepomuceno lamentou a morte e tranqüilizou a população afirmando que todas as medidas preventivas e de controle da doença já foram tomadas pelos profissionais de saúde do município, para acompanhar as ocorrências e os casos suspeitos.

A nota afirma ainda que foi solicitado à Fundação Ezequiel Dias quatro coletas, em caráter de urgência, pois existem quatro casos suspeitos, que não tiveram os diagnósticos confirmados. O município também entrou em contato com a Superintendência Regional de Saúde (SRS), em Varginha, e já possui a medicação para atender toda a população.

A nota ainda orienta a população sobre os cuidados e como reagir quando surgir algum sintoma. A Secretaria Municipal de Saúde diz que o caso constatado é atípico, sendo que não existe motivo para preocupação, pois não há riscos de epidemia da doença. Assina a nota o secretário Municipal de Saúde Junio César Amaral.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras