Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 10/07/2011 14:00 - Atualizada em: 02/11/2011 11:45
Hospital de Lavras está comemorando seus 70 anos de serviços à saúde
Lavras se sustenta sobre três pilares: educação, segurança e saúde. Na área da saúde destacam-se os hospitais e o serviço público. Um destes hospitais, o Vaz Monteiro, está completando 70 anos.

     

         Hospital Vaz Monteiro

Quer saber o que LAVRAS TEM? Clique aqui.

O Hospital Vaz Monteiro está comemorando este ano, seus 70 anos de serviços prestados a Lavras e região. O Hospital Vaz Monteiro e a Santa Casa atendem uma população estimada em 450 mil pessoas, que tem Lavras como referência em serviços hospitalares. Cerca de 70% das internações no HVM são destinadas a pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS).

Desde sua fundação em 1941, com a denominação de "Hospital das Crianças", por iniciativa do empresário Antônio Vaz Monteiro, o hospital passou de uma entidade voltada basicamente para atendimento a recém nascidos e mulheres para um complexo hospitalar capaz de múltiplas ações de saúde, das mais simples até a alta complexidade.

No dia quatro de janeiro de 1952, o HVM foi destaque na imprensa de Lavras e da região e se fortaleceu como hospital voltado para a saúde da mulher e dos recém nascidos, quando, pela primeira vez naquela instituição, uma mulher dava a luz a trigêmeos: Ester Ribeiro, casada com Pedro Nogueira, deu a luz a três filhos, sendo dois meninos e uma menina.

O parto muito bem sucedido foi realizado pela médica Dâmina Zakhia de Souza, pelo médico Armando Amaral de Souza e equipe. As três crianças foram registradas com os nomes de Dâmina, Armando e Jorge, sendo os dois primeiros em homenagem aos médicos; e Jorge, em homenagem ao pai da médica, que se chamava Jorge Zakhia.

De lá até esta data, o hospital cresceu e se diversificou: hoje tem um moderno complexo cirúrgico capaz de realizar intervenções cardíacas de alta complexidade; possui 92 leitos e outros 30 estão sendo preparados para uma área de ampliação. O HVM tem um moderno UTI Neonatal e Pediátrico.

A UTI de Adultos conta atualmente com 8 leitos e tem previsão de ampliação para 11, inclusive com a área física em fase final de construção.Ambas as UTIs contam, na coordenação, com médicos certificados em Medicina Intensiva.

No ano passado foi inaugurado o Serviço de Hemodiálise, com capacidade de atender aos pacientes internados na entidade, estejam eles apresentando insuficiência renal aguda ou crônica. O HVM em seus 70 anos de história não para de investir na saúde e um dos pontos altos deste investimento foi o serviço de Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca, associado a profissionais de renome internacional, procedentes dos hospitais Felício Rocho, Socor, Life Center e Beneficência Portuguesa. Em três anos já foram realizadas mais de 1,4 mil procedimentos

No HVM tem atendimento clínico, cardiológico, pediátrico, geriátrico, neurológico, ortopédico, urológico, otorrinolaringológico, cirurgias plásticas, ginecologia, obstetrícia, cirurgia geral, gastroenterologia, proctologia, angiologia, cirurgia vascular, cirurgia cardíaca, hebiatria - estas são algumas das especialidades oferecidas à população de Lavras e da microrregião. São cerca de 5 mil pessoas atendidas por mês.

O Centro Cirúrgico realiza atualmente cerca de 20 cirurgias por dia e, após ter sido ampliado há 4 anos, sofrerá nova remodelação, visando torná-lo ainda mais moderno e seguro. Cerca de 30 leitos estão sendo recuperados para os pacientes do SUS, através de verbas destinadas ao Vaz Monteiro.

O Vaz Monteiro foi premiado recentemente pela Fundação Pró Vida de São Paulo com vários equipamentos, tendo sido citado como referência em serviços hospitalares filantrópicos, com 76 médicos em seu corpo clínico e cerca de 340 servidores.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras