Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 02/12/2020 12:05 - Atualizada em: 02/12/2020 18:25
Agricultura 5.0 - o presente e o futuro tecnológico do Agronegócio
A busca pela evolução tecnológica é fundamental para melhores práticas na agricultura

Reunião de pesquisadores da Ufla com representantes da Minas Verde John Deere

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

No dia 26 de novembro, quinta-feira, foi realizada uma reunião no Centro Tecnológico de Máquinas Agrícolas (CTMAG) do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (Ufla), onde foi selada a intenção de criar uma parceria entre os pesquisadores do Centro Tecnológico e a concessionária Minas Verde John Deere, para melhorar a infraestrutura física e de equipamentos do Laboratório de Agricultura 5.0 do CTMAG (Lab. Agro 5.0). Com a parceria pretende-se treinar profissionais de alto nível voltados para o desenvolvimento e a escalada de novas soluções digitais para o agronegócio. Também é objetivo do Lab. Agro 5.0 desenvolver tecnologias inovadoras e dar suporte tecnológico para criação de startups e ainda dar oportunidades de conexão com outras instituições de pesquisa, corporações e até mesmo para grupo de investidores.

Pelo Centro Tecnológico estiveram presentes os pesquisadores professor Carlos Eduardo Silva Volpato (Coordenador Geral) e professor Gabriel Araújo e Silva Ferraz (Coordenador Técnico-científico).

Pela empresa Minas Verde John Deere participaram o engenheiro Agrônomo Felipe Tricai (Coordenador de Agricultura de Precisão) e o engenheiro Agrícola Wanielle Carvalho (Instrutor Certificado).
Segundo o professor Volpato, o presente e o futuro próximo do agronegócio estão na Informação e na autonomia de decisão, e para produzir com mais qualidade e eficiência, a tecnologia é a principal aliada do produtor agrícola. Assim, surge uma nova agricultura, conectada, tecnificada e inovadora que permite a tomada de decisões em tempo real.

Porém, as tecnologias trazem, ao mesmo tempo, desafios ao setor, pois, a tecnologia precisa ser fácil de ser utilizada. Outra coisa importante lembra o professor Volpato, "o produtor agrícola vai ter que quebrar alguns paradigmas, vai ter que estar preparado para uma mudança de mentalidade que o fará entender porque a tecnologia é necessária. Com essa nova mentalidade, o produtor agrícola vai se profissionalizar literalmente e vai produzir com mais qualidade e eficiência".

De acordo com o professor Gabriel, a agricultura 5.0 é uma forma de enxergar o mundo agrícola conectado em todas as pontas da cadeia produtiva. Neste sentido, os processos avançam e, cada vez mais, é comum ver nas propriedades rurais o trabalho sendo facilitado com a ajuda das máquinas e da tecnologia. Com isso, a produtividade tem um salto e a cadeia se organiza e se conecta no campo de forma nunca antes vista, nem mesmo, imaginada.

Para o coordenador de Agricultura de Precisão da Minas Verde John Deere, engenheiro Agrônomo Felipe Tricai, o fomento ao uso de tecnologias que auxiliem os agricultores a serem cada vez mais rentáveis, produtivos e sustentáveis é extremamente necessário em um cenário competitivo do agronegócio como o que vivenciamos não só no país como um todo mas também no Sul e Sudoeste de Minas Gerais.

O Instrutor Certificado da Minas Verde John Deere, o engenheiro Agrícola Wanielle Carvalho, disse que o uso das novas tecnologias na agricultura, aumenta o desafio no campo do conhecimento de produtores e estudantes, sendo necessário cada vez mais qualificação profissional, que poderá ser ampliada nos treinamentos, a partir desta parceria.


 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras