Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Economia /


Publicada em: 02/12/2020 12:05 - Atualizada em: 02/12/2020 18:25
Agricultura 5.0 - o presente e o futuro tecnológico do Agronegócio
A busca pela evolução tecnológica é fundamental para melhores práticas na agricultura

Reunião de pesquisadores da Ufla com representantes da Minas Verde John Deere

.


Dê play e conheça o Toledo Residencial


  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

No dia 26 de novembro, quinta-feira, foi realizada uma reunião no Centro Tecnológico de Máquinas Agrícolas (CTMAG) do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (Ufla), onde foi selada a intenção de criar uma parceria entre os pesquisadores do Centro Tecnológico e a concessionária Minas Verde John Deere, para melhorar a infraestrutura física e de equipamentos do Laboratório de Agricultura 5.0 do CTMAG (Lab. Agro 5.0). Com a parceria pretende-se treinar profissionais de alto nível voltados para o desenvolvimento e a escalada de novas soluções digitais para o agronegócio. Também é objetivo do Lab. Agro 5.0 desenvolver tecnologias inovadoras e dar suporte tecnológico para criação de startups e ainda dar oportunidades de conexão com outras instituições de pesquisa, corporações e até mesmo para grupo de investidores.

Pelo Centro Tecnológico estiveram presentes os pesquisadores professor Carlos Eduardo Silva Volpato (Coordenador Geral) e professor Gabriel Araújo e Silva Ferraz (Coordenador Técnico-científico).

Pela empresa Minas Verde John Deere participaram o engenheiro Agrônomo Felipe Tricai (Coordenador de Agricultura de Precisão) e o engenheiro Agrícola Wanielle Carvalho (Instrutor Certificado).
Segundo o professor Volpato, o presente e o futuro próximo do agronegócio estão na Informação e na autonomia de decisão, e para produzir com mais qualidade e eficiência, a tecnologia é a principal aliada do produtor agrícola. Assim, surge uma nova agricultura, conectada, tecnificada e inovadora que permite a tomada de decisões em tempo real.

Porém, as tecnologias trazem, ao mesmo tempo, desafios ao setor, pois, a tecnologia precisa ser fácil de ser utilizada. Outra coisa importante lembra o professor Volpato, "o produtor agrícola vai ter que quebrar alguns paradigmas, vai ter que estar preparado para uma mudança de mentalidade que o fará entender porque a tecnologia é necessária. Com essa nova mentalidade, o produtor agrícola vai se profissionalizar literalmente e vai produzir com mais qualidade e eficiência".

De acordo com o professor Gabriel, a agricultura 5.0 é uma forma de enxergar o mundo agrícola conectado em todas as pontas da cadeia produtiva. Neste sentido, os processos avançam e, cada vez mais, é comum ver nas propriedades rurais o trabalho sendo facilitado com a ajuda das máquinas e da tecnologia. Com isso, a produtividade tem um salto e a cadeia se organiza e se conecta no campo de forma nunca antes vista, nem mesmo, imaginada.

Para o coordenador de Agricultura de Precisão da Minas Verde John Deere, engenheiro Agrônomo Felipe Tricai, o fomento ao uso de tecnologias que auxiliem os agricultores a serem cada vez mais rentáveis, produtivos e sustentáveis é extremamente necessário em um cenário competitivo do agronegócio como o que vivenciamos não só no país como um todo mas também no Sul e Sudoeste de Minas Gerais.

O Instrutor Certificado da Minas Verde John Deere, o engenheiro Agrícola Wanielle Carvalho, disse que o uso das novas tecnologias na agricultura, aumenta o desafio no campo do conhecimento de produtores e estudantes, sendo necessário cada vez mais qualificação profissional, que poderá ser ampliada nos treinamentos, a partir desta parceria.


 

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

LabCovid começa a processar testes de cidades da microrregião de Lavras Contrato de coleta de lixo em Lavras está sendo reavaliado
   
Bombeiros de Lavras resgataram o corpo da jovem que morreu afogada no domingo Três autoridades de Ijaci estão sendo chamadas de "fura-fila" da vacinação
   
Agência do Banco Itaú, da Zona Sul de Lavras, está fechada temporariamente por causa da pandemia Incêndio supostamente criminoso destruiu veículo na Zona Norte de Lavras - veja vídeo
   
Prefeitura de Lavras divulgou que denúncias nos finais de semana contra aglomerações devem ser feitas no 190 da PM Bombeiros capturaram cobra que invadiu uma casa em Lavras
   
Ufla poderá armazenar vacinas do Governo do Estado em seus Ultrafreezers Decreto da Prefeitura de Lavras prevê uso obrigatório de máscara também em vias públicas
.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras