Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 22/11/2020 14:06 - Atualizada em: 22/11/2020 17:09
Cemig faz alerta para cuidados em períodos chuvosos na região Sudeste
População deve ficar atenta durante os temporais para evitar acidentes com a rede elétrica

Imagem ilustrativa extraída do meteojus.blogspot.com

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O verão do Sudeste brasileiro é caracterizado pelas tempestades que acontecem, principalmente, nos fins de tarde. Por isso, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) alerta que a população deve ficar atenta aos perigos desse fenômeno meteorológico, que geralmente é acompanhado da ocorrência de raios, rajadas de ventos e inundações. Nessas condições, é necessário que as pessoas redobrem os cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes, choques ou perdas de equipamentos.

Alguns procedimentos devem ser adotados pela população durante as tempestades, como desligar das tomadas os equipamentos elétricos, evitando o risco de queimá-los e também de colocar em risco a vida das pessoas, havendo descarga atmosférica, esta pode cair nas proximidades da edificação ou até mesmo na rede elétrica. Essa descarga pode chegar às residências por meio de indução do raio na instalação elétrica da casa ou pela fiação da rede elétrica, podendo atingir os moradores ou seus equipamentos. 

Em função da grande incidência de raios em Minas Gerais, o sistema elétrico da Cemig é equipado com para-raios de média tensão que protegem os equipamentos instalados ao longo dos circuitos, mas que também é possível o cliente adquirir a proteção para baixa tensão, que deve ser instalada no ponto de entrega (padrão), com o intuito de reduzir os riscos dentro da edificação. Há para-raios vendidos no mercado para instalação dentro das residências. Se essa for a decisão, procure um eletricista capacitado para realizar os serviços.

Caso as pessoas se deparem com um fio partido, elas não podem se aproximar ou tocar no cabeamento e, se possível, não devem permitir que outras pessoas se aproximem também. A recomendação é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia.

O mesmo cuidado deve ser tomado em caso de queda de árvores sobre as vias públicas, pois elas podem cair sobre as redes elétricas e trazer consigo fios elétricos possivelmente energizados que ficam escondidos sob as folhas e podem causar acidentes graves.

Muito importante também não realizar quaisquer serviços em lajes ou telhados das residências. Além do risco de queda, há o risco de ser atingido por uma descarga atmosférica.

A Cemig é uma empresa do Setor Elétrico pioneira no monitoramento do tempo, consequentemente com a preocupação sobre as condições adversas do tempo. Como o Brasil está localizado em uma zona tropical, o clima quente favorece a formação de tempestades. No país, é registrada uma das maiores incidências de relâmpagos do planeta. Anualmente, mais de 1 milhão de raios são contabilizados apenas em Minas Gerais, e essas descargas atmosféricas podem causar acidentes com a população e danos ao sistema elétrico. Dessa forma, a empresa é integrante do grupo que mantém um Sistema de Detecção de Descargas Atmosféricas.

Trata-se de uma rede de sensores que detectam a ocorrência de descargas atmosféricas. Após os sinais das descargas serem registrados pelos sensores, eles são enviados às centrais de processamento que identificam a localização e as características das descargas. Esses dados são disponibilizados para visualização em tempo real e armazenados para análises históricas.

Um dos produtos deste sistema é a aplicação no monitoramento do tempo. Esta atividade na Cemig tem quase três décadas, o que comprova a preocupação da empresa com os transtornos/prejuízos causados pelas tempestades. Além disso, a Cemig tem um setor de Meteorologia com equipe permanente.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras