Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 14/11/2020 11:30 - Atualizada em: 14/11/2020 15:18
Artigo de professor do Unilavras é aceito em revista científica
O artigo foi submetido há pouco mais de um ano e foi aceito este ano na Revista Construction and Building Materials

Imagem Divulgação

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A pesquisa de doutorado do coordenador do curso de Engenharia Civil do Unilavras, Alan Pereira Vilela, foi aceita em uma das revistas mais conceituadas da área. Desenvolvido na Ufla e aprovado pela Fapemig, sob orientação do professor Rafael Farinassi Mendes, o projeto buscou analisar propriedades físicas, mecânicas e térmicas do tijolo-cimento.

Os tijolos foram produzidos a partir dos resíduos de minério da Barragem do Fundão, localizada em Mariana (MG). As análises dos materiais foram realizadas no Laboratório de Compósitos (Ufla) em parceria com o Laboratório de Materiais de Construção Civil (Unilavras).

A vantagem do tijolo-cimento está em sua dupla capacidade de ser um produto ecológico. Assim, não há a necessidade da queima, como acontece com os tijolos convencionais; e a matéria-prima utilizada são resíduos de mineração, contribuindo para o meio ambiente e dando finalidade para estes rejeitos.

De acordo com Alan, os tijolos produzidos em sua pesquisa foram produzidos dentro dos parâmetros estabelecidos pelas normas comerciais. Os resultados foram promissores, garantindo uma qualidade até mesmo superior aos tijolos sustentáveis que já existem no mercado. Dessa forma, existe a possibilidade de o material ser utilizado em grande escala na construção civil, possibilitando novos caminhos e possibilidades aos resíduos da mineração.

O artigo foi submetido há pouco mais de um ano e foi aceito em setembro de 2020 na Revista Construction and Building Materials. Para Alan, a sensação é de dever cumprido. "Para mim, como doutor, este projeto foi muito importante. Conseguimos fazer de uma tragédia ambiental, um produto que pode ser revertido para a sociedade na elaboração de projetos ligados ao setor da construção civil", disse.

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras