Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Trabalho /


Publicada em: 05/07/2011 22:05 - Atualizada em: 02/11/2011 11:18
Caged mostrou que Lavras continua crescendo e gerando empregos
Lavras segue firme na geração de empregos e a cidade continua crescendo num ritmo constante.

     

         Vista parcial de Lavras

Quer concorrer a um vôo panorâmico sobre a cidade de Lavras? Clique aqui.

Uma boa notícia para os lavrenses veio do governo federal através do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) - são os dados relativos ao emprego em Lavras, as informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Os dados são referentes ao mês de maio e estão disponíveis na página oficial do Ministério desde o início desta semana. O relatório mostrou que as cinco maiores cidades do Sul de Minas - Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Passos e Lavras - com exceção de Passos, continuam crescendo.

Nos últimos 12 meses, Poços de Caldas, a maior cidade do Sul de Minas, gerou 3.554 novos empregos. Este ano, de janeiro a maio, já foram gerados 1.712 novas vagas naquela cidade. A maior fonte empregadora foi o setor de serviço, que nos últimos 12 meses, gerou 1.777 empregos e este ano, 899.

Na segunda maior cidade do Sul de Minas, Pouso Alegre,  foram geradas, em um ano, 3.162 vagas de empregos, sendo que apenas este ano já surgiram 1.279 novas vagas. Como em Poços de Caldas, o setor que mais gerou empregos em Pouso Alegre em um ano foi o de serviço: 1.398 vagas. Já este ano, diferente de Poços de Caldas, a maior fonte empregadora foi o setor de Indústria de Transferência, que empregou 556 pessoas.

A terceira maior cidade do Sul de Minas, Varginha, gerou em 12 meses, 1.386 novas vagas de empregos e apenas este ano, de janeiro a maio, 1.442 vagas. O setor que mais empregou em Varginha, em um ano, foi o de comércio, que abriu 388 vagas; já este ano, o setor que explodiu foi o do agropecuário: 724 vagas de emprego. Isso devido ao setor cafeeiro, que é muito forte naquela cidade.

A quarta maior cidade do Sul de Minas, Passos, diferente das outras cidades, foi a que menos cresceu: em um ano, o saldo positivo de empregos gerados naquela cidade foi de apenas 27. Este ano o saldo final também está tendo um desempenho fraco: 28 empregos.

Em Passos, o setor do comércio foi o que mais gerou empregos em 12 meses: 443 empregos. Em contrapartida, no mesmo período foram demitidas 465 pessoas desse setor, o que apresentou um saldo negativo de -22 empregos. Já este ano, o setor que mais empregou foi o de serviço: 224 vagas, mas dados como a construção civil, que registrou um saldo negativo de -473 empregos, o que puxou para baixo o total geral.

Em Lavras, a quinta maior cidade do Sul de Minas, posição conquistada recentemente quando ultrapassou Itajubá, o crescimento foi mais uma vez comprovado através dos dados do Caged. Em 12 meses a cidade gerou 907 novas vagas de emprego, e este ano já contabiliza 550 novas vagas. O setor de serviço foi o que mais cresceu em 12 meses e também este ano. Em 12 meses foram contabilizadas 575 vagas, e este ano 258.

O setor que registrou um dado negativo em um ano foi o da construção civil, que registrou um saldo de -260 vagas. Este ano o saldo é positivo, mas muito baixo: 20 empregos. Outro dado negativo registrado em 12 meses foi o do agropecuário: -130; este ano os números estão melhores: 137.

O cálculo das vagas é feito pela diferença do número de contratados pelo número de demissões.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras