Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 23/10/2020 21:39 - Atualizada em: 24/10/2020 13:56
Hoje é aniversário do Pelé e do voo do 14 bis. E o que tem Lavras com isso?
Dois fatos históricos e interessantes relacionados ao maior jogador de todos os tempos e ao Pai da Aviação

Pelé, o maior jogador de todos os tempos, e Henrique Dumont, pai de Alberto Santos Dumont

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Hoje, sexta-feira, dia 23 de outubro, comemora-se no Brasil duas importantes datas: o aniversário do Pelé, que está fazendo 80 anos, e o aniversário do voo mais pesado que o ar, foi o voo do 14 bis, pilotado pelo mineiro Alberto Santos Dumont, em Bagatelle, França, voo de cerca de 60 metros de percurso e aproximadamente 2 metros de altura do chão, conquistando a "Taça Archdeacon", sendo considerada a primeira vez que uma aeronave desliza e decola utilizando apenas suas próprias forças.

Muito bem, você leu isso e certamente deve estar questionando: o que tem isso a ver com Lavras? Nada, mas tem dois fatos históricos que merecem ser relatados.

Um com respeito ao maior jogador de todos os tempos, o Pelé, que quando tinha 17 anos, esteve em Lavras no dia 9 de junho de 1957, com a equipe do Santos, para jogar contra o Fabril Esporte Clube, naquele dia a equipe paulista jogou e venceu o Fabril pelo placar de 7 a 2, Pelé fez 4, dos 7 gols.

O outro registro é mais interessante ainda e mais antigo, tem 162 anos. Santo Dumont não era nem nascido. No dia 16 de janeiro de 1858, a Repartição das Obras Públicas da Província de Minas Gerais determina ao engenheiro adjunto Henrique Dumont a vir a Vila de Lavras rever os traçados, orçamentos e demais trabalhos gráficos da estrada do Passa Vinte, entre Lavras e o Barranco do rio Preto, na direção da cidade de Barra Mansa, trabalho elaborado pelo engenheiro Júlio Borell du Vernay e pelo tenente da armada João Thomaz Alves.

O engenheiro Henrique Dumont era o pai de Santo Dumont e a rua do Passa Vinte, antes denominada rua do Capim, é hoje a rua Chagas Dória, no centro de Lavras.

Ficam aí os registros histórico.

 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras