Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 21/10/2020 18:38 - Atualizada em: 21/10/2020 23:37
Campanha contra Fake News será lançada pela ONU no jogo do Vasco e Corinthians
O jogo do Vasco da Gama contra o Corinthians será realizado hoje, quarta-feira, dia 21, no Rio de Janeiro

Espalhar Fake News é crime e a pessoa pode ser responsabilizada criminalmente. Imagem extraída da página do Senado Federal

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481


Com o slogan "Pause, Pense Antes de Compartilhar", a Organização das Nações Unidas (ONU) vai focar nesta campanha do Pause, do projeto Verificado, que terá destaque no jogo entre Vasco da Gama e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro. O jogo será na noite de hoje, quarta-feira, dia 21, às 21h30, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro. Os jogadores das duas equipes entrarão em campo com uma faixa de divulgação da campanha, unidos pela mesma causa.

Pause é uma ação online global que convoca pessoas de todo o mundo a refletir sobre a disseminação de informações não confiáveis e se engajar no mesmo propósito: parar e pensar antes de compartilhar. A campanha propõe uma mudança de comportamento e um novo uso das redes sociais no combate a desinformação.

Lançada pela ONU para combater a disseminação de informações falsas sobre a Covid-19, essa é a primeira campanha global de mudança de comportamento sobre desinformação, que visa mobilizar especialistas e pesquisadores, governos, influenciadores, sociedade civil, empresas, órgãos reguladores e mídia sob uma única mensagem. O projeto, coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas para Brasil (UNIC Rio) em nome das Nações Unidas, conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.

O projeto Verificado é uma iniciativa global da ONU que tem o objetivo de combater a infodemia de desinformação em meio à pandemia, compartilhar informações que ajudam a salvar vidas, orientações baseadas em fatos e histórias do melhor da humanidade. O site Verificado traz uma galeria de informações verificadas e transmitidas pelas Nações Unidas. Em busca de inundar os canais de comunicação, as mensagens são baseadas em três frentes: Ciência – para salvar vidas, Solidariedade – para promover cooperação local e global, e Soluções – para defender o apoio a populações impactadas.

Informações como as propaladas nas redes sociais por pessoas irresponsáveis, como as que afirmam que as prefeituras ganham dinheiro com cada caso anunciado de Covid ou de morte decorrente da doença. Outras ações criminosas como as que afirmam que hospitais e secretarias municipais de saúde emitem laudos de morte por Covid, sendo que as causas seriam outras.

Um caso de Fake News que ficou famoso no Brasil, em que a pessoa responsável foi presa e processada, foi em Minas Gerais, onde uma mulher afirmou, em vídeo, que em Belo Horizonte estavan sendo realizados sepultamentos com caixões vazios ou com pedras e madeiras dentro. A mulher responde a processo e pode pegar até 9 anos de cadeia.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras