Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Saúde /


Publicada em: 15/10/2020 07:37 - Atualizada em: 15/10/2020 13:22
Inaugurado na Ufla, o LabCovid, que realizará exames de diagnóstico da Covid - veja fotos
Inaugurado um laboratório molecular em Lavras para realização de testes diagnóstico de Covid

Inauguração do laboratório foi um marco importante para a medicina em Lavras

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Na tarde de ontem, quarta-feira, dia 14, foi inaugurado na Universidade Federal de Lavras (Ufla), um laboratório molecular para análise de testes de coronavírus, a estrutura recebeu equipamentos de tecnologia avançada para ajudar no diagnóstico da Covid-19. O laboratório, denominado LabCovid, vai realizar testes de biologia molecular em um primeiro momento para enfrentamento da doença.

Os equipamentos que foram instalados no LabCovid será útil também pós-pandemia, pois todos material poderá ser usado para diagnosticar dengue, leishmaniose, febre amarela, Zika vírus e outras doenças tropicais.

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) vai credenciar toda a estrutura, com isso, a medicina em Lavras avança no que tange aos diagnósticos de casos do novo coronavírus. O teste molecular TR-PCR, que é feito a partir da coleta de material nas narinas, será analisado no local.

A coordenadora do laboratório e pró-reitora de pesquisa da Ufla, Joziana Barçante, que também é coordenadora do Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 em Lavras, em seu pronunciamento, lembrou a saga dos missionários americanos no século XIX, quando aqui aportaram exatamente fugindo de uma epidemia, a de febre amarela, e aqui se instalaram e a partir daí começou o desenvolvimento de Lavras no setor educacional.

"E nesse entrelaçar de histórias, temos aqui hoje o LabCovid que foi estruturado a partir da parceria entre Ufla e Prefeitura Municipal para enfrentamento a Covid. Uma parceria que nasceu alicerçada em confiança, em respeito, em valorização de ambas as partes sem disputas e sem egos. Construímos na história da Ufla e do município uma parceria tendo sempre os olhos voltados na mesma direção, a melhor assistência a nossa população", disse. 

O prefeito José Cherem, em seu pronunciamento, disse que "o laboratório dará celeridade aos testes e permitirá o diagnóstico não apenas das pessoas, mas também de determinados ambientes, como por exemplo os hospitalares. Já realizamos testes nos hospitais da cidade e o resultado foi negativo; isso, além de ser outro ponto positivo do LabCovid, é também uma forma de garantir mais segurança para as pessoas que estão lidando diariamente com a doença", destacou Cherem.

O reitor da Universidade Federal de Lavras, professor João Chrysostomo, destacou que o LabCovid é resultado da integração entre diversas instâncias. "Trabalhamos em sinergia com o poder público municipal e estadual para garantir uma boa aplicação de recursos públicos no enfrentamento da doença".

O LabCovid não realizará atendimento ao público, ele realizará exames de materiais coletados e enviados pelos hospitais. O laboratório é altamente tecnológico e estruturado, com equipamentos novos, a partir de um termo de execução descentralizada do Ministério da Educação para enfrentamento à Covid-19.

A princípio, as análises serão concentradas na região de Lavras, mas o objetivo é ajudar a agilizar o diagnóstico também em todo o estado, ele será um laboratório de referência em diagnóstico para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O laboratório foi inaugurado com a presença do reitor da Ufla, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, do prefeito, José Cherem, e da coordenadora do laboratório e pró-reitora de Pesquisa, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante. Também estava presente à solenidade restrita, devido a pandemia, o ex-reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes e profissionais do LabCovid.

 

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Inaugurado na Ufla, o LabCovid, que realizará exames de diagnóstico da Covid - veja fotos Ufla, em parceria internacional, realiza pesquisa inédita sobre a reconstrução do clima da Amazônia
   
Vacinação contra sarampo para jovens e adultos em Lavras vai até o dia 30 Bombeiros de MG atenderam a 40 afogamentos nos 12 primeiros dias de outubro
   
Golpe do "seu cartão foi clonado" faz mais uma vítima em Lavras Há 90 anos os lavrenses testemunharam o primeiro acidente aéreo do Sul de Minas
.

Flashes de Notícias

.  

Blog Sabrina Cicareli:

Decoração da minha Kitnet Tudo de Bom no Os Mais Influentes Revista Elitte 2019
   
Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras