Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Notícias /


Publicada em: 15/10/2020 07:37 - Atualizada em: 15/10/2020 13:22
Inaugurado na Ufla, o LabCovid, que realizará exames de diagnóstico da Covid - veja fotos
Inaugurado um laboratório molecular em Lavras para realização de testes diagnóstico de Covid

Inauguração do laboratório foi um marco importante para a medicina em Lavras

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

Na tarde de ontem, quarta-feira, dia 14, foi inaugurado na Universidade Federal de Lavras (Ufla), um laboratório molecular para análise de testes de coronavírus, a estrutura recebeu equipamentos de tecnologia avançada para ajudar no diagnóstico da Covid-19. O laboratório, denominado LabCovid, vai realizar testes de biologia molecular em um primeiro momento para enfrentamento da doença.

Os equipamentos que foram instalados no LabCovid será útil também pós-pandemia, pois todos material poderá ser usado para diagnosticar dengue, leishmaniose, febre amarela, Zika vírus e outras doenças tropicais.

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) vai credenciar toda a estrutura, com isso, a medicina em Lavras avança no que tange aos diagnósticos de casos do novo coronavírus. O teste molecular TR-PCR, que é feito a partir da coleta de material nas narinas, será analisado no local.

A coordenadora do laboratório e pró-reitora de pesquisa da Ufla, Joziana Barçante, que também é coordenadora do Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 em Lavras, em seu pronunciamento, lembrou a saga dos missionários americanos no século XIX, quando aqui aportaram exatamente fugindo de uma epidemia, a de febre amarela, e aqui se instalaram e a partir daí começou o desenvolvimento de Lavras no setor educacional.

"E nesse entrelaçar de histórias, temos aqui hoje o LabCovid que foi estruturado a partir da parceria entre Ufla e Prefeitura Municipal para enfrentamento a Covid. Uma parceria que nasceu alicerçada em confiança, em respeito, em valorização de ambas as partes sem disputas e sem egos. Construímos na história da Ufla e do município uma parceria tendo sempre os olhos voltados na mesma direção, a melhor assistência a nossa população", disse. 

O prefeito José Cherem, em seu pronunciamento, disse que "o laboratório dará celeridade aos testes e permitirá o diagnóstico não apenas das pessoas, mas também de determinados ambientes, como por exemplo os hospitalares. Já realizamos testes nos hospitais da cidade e o resultado foi negativo; isso, além de ser outro ponto positivo do LabCovid, é também uma forma de garantir mais segurança para as pessoas que estão lidando diariamente com a doença", destacou Cherem.

O reitor da Universidade Federal de Lavras, professor João Chrysostomo, destacou que o LabCovid é resultado da integração entre diversas instâncias. "Trabalhamos em sinergia com o poder público municipal e estadual para garantir uma boa aplicação de recursos públicos no enfrentamento da doença".

O LabCovid não realizará atendimento ao público, ele realizará exames de materiais coletados e enviados pelos hospitais. O laboratório é altamente tecnológico e estruturado, com equipamentos novos, a partir de um termo de execução descentralizada do Ministério da Educação para enfrentamento à Covid-19.

A princípio, as análises serão concentradas na região de Lavras, mas o objetivo é ajudar a agilizar o diagnóstico também em todo o estado, ele será um laboratório de referência em diagnóstico para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O laboratório foi inaugurado com a presença do reitor da Ufla, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, do prefeito, José Cherem, e da coordenadora do laboratório e pró-reitora de Pesquisa, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante. Também estava presente à solenidade restrita, devido a pandemia, o ex-reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes e profissionais do LabCovid.

 

www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

Polícia Civil desmantela quadrilha de estelionatários em Lavras - veja fotos
PM identificou homem que fez incitação criminosa contra policiais em Lavras
Marília Mendonça já estava contratada para fazer show em Lavras no próximo LRF; anúncio seria feito na semana que vem
Mulher de Lavras perdeu o celular e fez BO de roubo para aplicar golpe na seguradora
Divulgação sobre a instalação de empresa indiana em Lavras gerou questionamentos nas redes sociais
Rayanna Lima, a Princesa Teen Lavras 2020, venceu o concurso de Miss Minas Gerais Unificado 2021 em BH
PM prende no centro de Lavras, homem acusado de estupro em Itutinga
Autoridades já identificaram 15 dos 26 corpos do bando do "novo cangaço"
Bombeiros de Lavras atenderam acidente com caminhão carregado com diesel em Macaia
Confronto entre polícia e bandidos termina com 25 mortos em Varginha
Aumentou o número de cientistas da Ufla no ranking dos mais influentes do mundo
Receita Federal encontra inconsistência em declarações de empresas de Lavras
Ufla é a instituição de Minas Gerais com maior porcentual de cursos 5 estrelas
Vestibular de bolsas do Unilavras está com inscrições abertas
Polícia Civil recupera carga de sucata furtada e prende três pessoas em Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras