Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 13/10/2020 12:03 - Atualizada em: 13/10/2020 16:15
Há 189 anos, Lavras foi elevada à categoria de Vila
Lavras é a quinta maior cidade do Sul de Minas, uma cidade em que sua história se mistura com a história de Minas e do Brasil

Vista da região central de Lavras, que hoje comemora 189 anos de fundação

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

No dia 13 de outubro de 1831, o arraial de Lavras do Funil foi elevado à categoria de Vila, Lavras e mais sete outras em Minas Gerais. Pelo decreto de 13 de outubro de 1831 foram elevadas a categoria de Vila as seguintes povoações: São Manoel do Pomba, Curvelo, Tijuco, Rio Pardo, São Romão, Pouso Alegre, Formiga e Lavras. Em cada uma das Vilas foram criadas Câmaras Municipais, dois juízes ordinários e um de orphão.

Em Lavras, no ano seguinte, no dia 14 de agosto de 1832, instalou-se a Câmara Municipal da Vila de Lavras, criada por decreto de 13 de outubro de 1831. Sua primeira sessão realizou-se na residência do vereador Francisco José Teixeira e Souza. A primeira Câmara ficou assim constituída: José Antônio Diniz Junqueira, presidente; Francisco José Teixeira e Souza, Thomáz de Aquino Alves de Azevedo, Antônio Caetano de Andrade, Antônio Simões de Souza, Manoel Thomaz de Carvalho e Domingos de Abreu Salgado.

Os primeiros funcionários da Vila de Lavras foram: secretário da Câmara, Antônio Ferreira Valongo; procurador municipal, capitão João de Deus Alves do Nascimento; fiscal, capitão João Manoel Custódio Netto; porteiro da Casa da Câmara, José Ferreira Godinho; coletor, capitão Pedro Alves de Andrade; escrivão da coletoria, Luciano Antônio Brasileiro; promotor público, padre Francisco de Assis Braziel, conhecido pela alcunha de padre Tutu.

Passaram 37 anos e a Vila de Lavras foi elevada à categoria de cidade no dia 20 de julho de 1868. A lei provincial que elevou a Vila de Lavras a categoria de cidade é a de número 1.510 de 20 de julho, ao mesmo tempo foram elevadas também Aiuruoca e Piumhi.

O aniversário de Lavras como cidade não era comemorado até 1914, quando no dia 18 de setembro daquele ano, o professor Firmino Costa Pereira apresentou à Câmara Municipal um ofício onde comunicava que o Grupo Escolar havia instituído a data de "20 de julho" para comemorar o "Dia da Cidade". Na oportunidade, Firmino Costa sugere à Câmara a adotar como data comemorativa a lei provincial número 1.510 de 20 de julho de 1868, que elevou a Vila de Lavras a condição de cidade.

No outro dia foi votada e aprovada em caráter de urgência a lei sugerida pelo professor Firmino Costa, e em 26 de setembro ela foi promulgada e sancionada sob o número 573-A. A primeira celebração foi realizada no dia 20 de julho de 1915, com desfile dos alunos do Grupo Escolar e outras atividades.

A data de 20 de julho foi comemorada oficialmente de 1915 a 1980. Após isso, por sugestão do genealogista Ary Florenzano ao então prefeito Maurício Pádua, a data de 13 de outubro, que elevou o arraial de Lavras a categoria de Vila, passou a ser a data oficial.

Por isso os lavrenses comemoram duas datas: o 20 de julho, quando Lavras foi elevada à categoria de cidade, e o 13 de outubro, quando Lavras foi elevada a categoria de Vila. Realmente a data mais importante para Lavras é o 13 de outubro, pois foi quando se tornou vila e foi instalada a Câmara Municipal, foi quando a história de Lavras começou a ser registrada nas atas da Câmara.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras