Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 10/09/2020 11:05 - Atualizada em: 10/09/2020 14:39
Núcleo Educacional Curumim, de Nepomuceno, mantém horta mesmo na pandemia
A horta do Núcleo Educacional Curumim atende em média 100 crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes, além de desfrutarem de verduras e hortaliças frescas, desfrutam também de um espaço físico onde o verde predomina. Fotos: Projeto Curumim de Nepomuceno

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

O Núcleo Educacional Curumim de Nepomuceno tem um projeto de produção de hortaliças destinadas à alimentação escolar das crianças e adolescentes da instituição, através da instalação de uma horta coletiva, com a participação efetiva do corpo docente, colaboradores e das entidades técnicas conveniadas, como os Engenheiros sem Fronteira, da Universidade Federal de Lavras (Ufla). 

O projeto tem como objetivo o envolvimento das crianças e fazer com que elas sejam estimuladas na participação da produção, consumo e importância das hortaliças e ervas medicinais na alimentação, em especial, pelas crianças. Por outro lado, a participação efetiva das crianças nas práticas de preparação dos canteiros, sementeira, transplantes de mudas, controle das ervas daninhas e colheita, serve também para estimular as crianças ao trabalho solidário, de divisão de tarefas e de mútua ajuda, com apoio dos professores. O projeto atende em média 100 crianças e adolescentes, no contra turno da escola regular. 

A horta foi construída num amplo espaço de área verde, que possibilita o cultivo de plantas e o cultivo de horta orgânica, que integra a educação para a sustentabilidade de produção e distribuição de alimentos para as crianças e adolescentes que participam do Núcleo Educacional Curumim e para a comunidade local que colabora e incentiva a continuidade do projeto. 

A horta do Núcleo Educacional Curumim de Nepomuceno foi construída em 2017, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria da Agricultura de Nepomuceno e com os estudantes da Ufla.

Com a inesperada pandemia, os instrutores do Curumim tiveram que enfrentar um desafio: como seria a alimentação dos estudantes, após a suspensão das aulas nas instituições educativas, devido a Covid-19, uma vez que ficavam na escola em tempo integral. O objetivo principal da horta orgânica do Curumim em tempo de pandemia é garantir a continuidade de um estilo de vida mais saudável, em que o consumo de verduras e legumes seja feito em casa.  Além disso, é um espaço que nos convida a educar o olhar para a preservação da natureza e, consequentemente, para a preservação da vida na Terra.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras