Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque /


Publicada em: 08/09/2020 12:15 - Atualizada em: 08/09/2020 16:35
Cuteleiro de Lavras vai ministrar palestra para o History Channel
O canal de TV americano reunirá os melhores cuteleiros do mundo para uma live sobre a arte milenar de moldar o aço e fabricar instrumentos cortantes e perfurantes

Willian Bertolucci é um artista da música e na forja, ele é violeiro e cuteleiro, na viola já tocou com Mazinho Quevedo e na cutelaria, se destacou a ponto de ser convidado para ministrar palestra que será exibida pelo History Channel

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    
 

A cutelaria é a nobre arte de transformar o aço em espada, faca, canivete, punhal ou outro objeto cortante. Não tem como precisar quando esta arte começou, existem peças desde o início da civilização, quando nossos ancestrais descobriram o fogo e começaram a moldar seus primeiros objetos de corte e ponta, para defesa e para caça.

A arte de transformar o aço ganhou notoriedade com a fabricação de armas potentes para a guerra e caça, o homem aperfeiçoou no decorrer dos anos e descobriu também uma forma de deixar o aço ainda mais resistente. Alguns cuteleiros se destacaram e deram mais grandeza a arte, como a Cutelaria Joseph Rodgers & Sons, a cutelaria oficial da Família Real Inglesa.

As armas cortantes e perfurantes dominaram o mundo até surgirem os revólveres, em 1836, mas a cutelaria nunca perdeu seu status. Além da parte comercial da industrialização de facas de cozinha, tesouras, machados, canivetes, cutelos e outros, a parte artística se tornou uma arte cada vez mais nobre, com a fabricação artesanal de espadas, facas e canivetes para colecionadores.

Hoje as facas de sobrevivência são as que mais se destacam, elas são peças confeccionadas com exclusividade para atender ao gosto mais exigente do colecionador ou daqueles que gostam de possuir uma faca especial, uma peça única e bem trabalhada.

O mais interessante de tudo isso é que a cutelaria se desenvolveu com o passar dos séculos, hoje os cuteleiros pesquisam na internet, nos livros de histórias, o aço está mais resistente com a tecnologia moderna, mas eles mantém a tradição do princípio e utilizam as mesmas ferramentas e a forma tradicional para confeccionar uma faca como no século XVIII, por exemplo. Os cuteleiros usam a forja, as marretas, a tenaz e a bigorna. Evidentemente que estas ferramentas são mais modernas, mas a tradição da arte se mantém.

Em Lavras existe um especialista na arte de confeccionar facas de sobrevivência e para colecionadores, são facas personalizadas, peças únicas e muito bem trabalhadas. Willian Bertolucci, conhecido dos lavrenses através de outra arte - ele é violeiro e já chegou a se apresentar com Mazinho Quevedo - começou a arte da cutelaria há seis anos, neste período não parou de pesquisar e de evoluir no trabalho. Ele confecciona peças que chamam a atenção não apenas pela qualidade, mas pela beleza de seu trabalho.

Willian tem admiradores e clientes espalhados por todo o Brasil, alguns são conhecidos, como o youtuber Saymon Albuquerque, biólogo e famoso por produzir trabalhos como sobreviver na Amazônia, em locais inóspito, com técnicas de vivência em ambientes naturais. Saymon tem uma peça produzida por Willian.

Outro cliente famoso é um dos diretores do Banco do Brasil, em Brasília, este cliente fez uma encomenda especial para Willian: confeccionar uma faca de sobrevivência para ser entregue ao presidente Jair Bolsonaro. A faca está ainda sendo construída, sua lâmina tem desenhos que simbolizam gotas de sangue. Segundo Willian, a faca é temática, ela, em especial, explora o tema religioso, as gotas de sangue representam o sangue de Cristo. Tudo na faca que será doada por um dos diretores do Banco do Brasil ao presidente Bolsonaro, é muito especial: a bainha, o artefato de couro que reveste a faca, também está sendo confeccionada à mão por Willian, nesta bainha terá incrustrada uma moeda de prata de 2000 mil réis, com a efígie de Dom Pedro II, de 1887.

Todas as facas produzidas por Willian acompanham um certificado de propriedade, com todas as informações técnicas sobre ela, como modelo, peso, espessura, comprimento da lâmina, tipo de aço, têmpera, bainha e todas as informações, o documento que segue junto à faca é confeccionado de forma rústica, o que dá mais beleza e autenticidade ao trabalho. 

Willian Bertolucci tem um canal no Youtube, é o Knife Mountain's, nele o cuteleiro mostra um pouco de sua arte. Willian vai participar da Mostra Internacional de Cutelaria, que este ano será realizada online, devido a pandemia do novo coronavírus. Ele foi convidado a ministrar palestra que será transmitida pelo History Channel, uma rede de televisão americana cuja programação é totalmente focada em conteúdos históricos e científicos, sua palestra estará disponível nas redes sociais da emissora e será ministrada nos dias 18, 19 e 20 deste mês, será numa live produzida pela emissora com os maiores cuteleiros.

A 8ª Mostra Internacional de Cutelaria, o mais importante evento desta natureza da América Latina, segundo o site do evento, reunirá os melhores fabricantes de lâminas do mercado de cutelaria, nacional e internacional. Serão realizadas palestras sobre lâminas, sobrevivencialismo e defesa pessoal, workshops, demonstrações de forja e o 2° Campeonato Brasileiro de Combate Esportivo com Facas e o 2° Campeonato Brasileiro de Corte – Circuito Knife or Death. O evento é promovido e organizado pela produtora RCGLasser.

Confira abaixo algumas das obras do cuteleiro lavrense Willian Bertolucci:

 

 
 

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Ufla obtém resultados de excelência no Enade Agência da Copasa em Lavras voltou com o atendimento presencial, mas com restrições
   
Inaugurado na Ufla, o LabCovid, que realizará exames de diagnóstico da Covid - veja fotos Ufla, em parceria internacional, realiza pesquisa inédita sobre a reconstrução do clima da Amazônia
   
Vacinação contra sarampo para jovens e adultos em Lavras vai até o dia 30 Bombeiros de MG atenderam a 40 afogamentos nos 12 primeiros dias de outubro
.

Flashes de Notícias

.  

Blog Sabrina Cicareli:

Decoração da minha Kitnet Tudo de Bom no Os Mais Influentes Revista Elitte 2019
   
Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras