Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque / Evento /


Publicada em: 12/08/2020 17:15 - Atualizada em: 12/08/2020 19:51
Museu Regional de São João del-Rei promoverá simpósio virtual
As inscrições já foram abertas e o edital publicado, para ter acesso basta clicar no link na matéria

O Museu Regional de São João del-Rei tem um acervo considerado um dos melhores do Brasil

.


Diário da obra Dê play para ver

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Desde o dia 24 de julho, que o Museu Regional abriu as inscrições para as Comunicações Orais no "I Simpósio Virtual do Museu Regional de São João del-Rei: Reflexões acerca da identidade e identificação do Museu". Os interessados em participar devem consultar o edital já disponível no site da instituição. As inscrições serão aceitas até o dia 21 de agosto de 2020.

O simpósio virtual terá a participação de colaboradores da instituição, pesquisadores e convidados. A programação das mesas temáticas será divulgada em breve no site e pelas redes sociais do Museu. Os participantes discutirão temas como: Patrimônio Cultural e Museus; Museus em Minas Gerais; e Museu Regional: reflexões indenitárias.

O projeto é uma das primeiras ações da instituição para retomada de sua reabertura, já que, desde janeiro de 2019, o museu encontra-se fechado devido a trabalhos de recuperação da infraestrutura predial. O Simpósio está inserido na programação da 14ª Primavera de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A edição deste ano da Primavera ocorre entre os dias 21 e 27 de setembro.

A iniciativa de um simpósio surgiu a partir da necessidade de se refletir e reforçar a identidade do Museu Regional de São João del-Rei e a forma como a comunidade o identifica. Como explica a diretora da instituição, Eliane Zanatta, "o simpósio tem como objetivo identificar, analisar, avaliar e refletir sobre as dimensões do nosso Museu, visando ampliar a sua atuação no campo da preservação, da acessibilidade, da sustentabilidade e da investigação".

Eliane também frisou que esse projeto será um desafio para a instituição, pois ele acontece em meio a uma crise de saúde sem precedentes que resultou em direcionar o evento, antes planejado presencialmente, para o meio virtual. Ainda assim, "é importante manter o alargamento de um debate democrático que se pretende realizar com a equipe do Museu e demais interlocutores da sociedade, de forma a construir a experiência dos sujeitos enquanto cidadãos para garantir o acesso ao Museu de forma equitativa e em todas as suas dimensões", explica a diretora.

Além dos convidados para as mesas temáticas, pesquisadores e profissionais de áreas ligadas ao campo museu que desejarem participar do evento poderão se inscrever para as Comunicações Orais.  O interessado deve enviar um resumo simples sobre a sua pesquisa. Ele também deve disponibilizar um vídeo apresentando seu objeto de estudo. Os trabalhos escolhidos serão transmitidos nas plataformas digitais do Museu. Após a apresentação, os participantes serão convidados a publicar seus trabalhos completos nos Anais do Evento, também de forma digital. O edital e a bibliografia básica poderão ser encontrados no site do Museu Regional, clique aqui.  

O Museu Regional de São João del-Rei foi aberto ao público em 1963, ele é sediado em um casarão datado de meados do século XIX. A construção do imóvel partiu do desejo do Comendador João Antônio da Silva Mourão, poderoso comerciante são-joanense, em possuir um espaço para abrigar sua residência e também um comércio de secos e molhados. O sobrado passou pelas mãos de duas famílias, até ser vendido para uma empreiteira. Ele foi parcialmente demolido, desapropriado e restaurado. Das ruínas, veio a se tornar o Museu que hoje conta com um acervo arquivístico, bibliográfico, museológico, diversificado, datado entre o final do século XVIII e início do século XX, em sua maioria originária do estado de Minas Gerais. A maior parte da coleção é composta por obras de arte sacra, utensílios e mobiliários domésticos, imaginária, documentos e uma biblioteca especializada em arte, História e arquitetura.

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

Casal que vendia droga pelo sistema delivery e recebia com cartão foi preso em Lavras
IBGE vai contratar 106 pessoas em Lavras para a realização do Censo 2021
Gasolina e óleo diesel terão reajuste nesta sexta-feira; este é o quarto reajuste do ano
SES vai suspender cirurgias eletivas não essenciais em todo o estado por causa da Covid
Procura por agricultor de Lavras que estava desaparecido chega ao fim de forma trágica
Vereador Possato protocolou pedido de instauração da CPI das Vacinas em Lavras
LabCovid: Ufla explica como funciona o laboratório - veja vídeo
Copasa pode ter que devolver cobrança a mais de 500 mil consumidores
Acidente na BR-265 destrói 16 doses de vacina contra Covid
Ladrões furtaram bobinas de fios de cobre para vender como sucata em Lavras, material avaliado em R$ 10 mil

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras