Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 23/07/2020 19:39 - Atualizada em: 24/07/2020 00:18
Professores da Ufla explicam como o cometa Neowise poderá ser visto em Lavras e região
Professores Karen Luz Burgoa Rosso e José Nogales, coordenadores de projetos de astronomia do Departamento de Física da Ufla, falam sobre o Neowise

Cometa Neowise visto no céu noturno. (Imagem: Pixabay)

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Os moradores de Lavras e região poderão ver a partir de hoje, quinta-feira, dia 23, até 3 de agosto, o cometa Neowise, ele vai rasgar o céu a uma velocidade de 135 mil quilômetros por hora, devido a isso, vai deixar um feixe de luz brilhante e não será preciso um telescópio para ver o cometa, que foi descoberto este ano, no dia 27 de março pela Nasa através do aparelho Near Earth Object Wide Field Infrared Survey Explorer, que o batizou. O fenômeno também é chamado de C/2020 F3.

Os professores Karen Luz Burgoa Rosso e José Nogales, coordenadores do projeto "A magia da física e do universo" e da "Festa das estrelas" do Departamento de Física da Universidade Federal de Lavras (Ufla), comentam como as pessoas poderão observar o fenômeno. "Dependendo das condições atmosféricas e da dinâmica do próprio cometa, dado que sua luminosidade depende do material instável pelo qual é composto, talvez possa ser observado a olho nu. A recomendação é o uso de binóculos para uma boa observação. Claro que o uso de telescópios ofereceram um maior detalhe do cometa mas o tempo na lente do telescópio será muito pequeno dada a velocidade com que se move o cometa".

O último cometa que passou pelo Brasil e pôde ser visto foi o McNaught, em 2007. Antes dele, o Hale-Bopp, passou por aqui em 1997. Dessa vez, o C/2020 F3, nome científico do Neowise, quando estava com brilho fraco. Naquele período era difícil afirmar se ele seria visível a olho nu.

A previsão inicial era de que o Neowise iniciasse a sua jornada no céu brasileiro apenas no dia 23. Mas, cálculos feitos depois indicaram que ele poderia ser visto antes. Além disso, hoje, dia 23, será o período em que ele estará mais próximo da Terra. O cometa fez sua aproximação ao planeta Terra a uma distância mínima de 103 milhões de quilômetros, ao atravessar a órbita externa da Terra, no dia 22 de julho de 2020. O cometa, de órbita elíptica e período aproximado de 6.800 anos, completa uma volta em torno do nosso planeta e a última vez que encontrou com a humanidade era a época da revolução da escrita, que começou em 4000 a.C aproximadamente. Agora o cometa nos visita em um momento de luta pela vida e usando a escrita intensamente.

Para localizar as estrelas, uma forma prática é usar o Stellarium que é gratuito para computadores ou então usar um aplicativo gratuito para celulares. Estes horários e a direção de observação também podem ser tomados como referência para a Lavras e regiões, tais como, Carmo da Cachoeira, Perdões, Nepomuceno, Ribeirão Vermelho, Ijaci, Itumirim, luminárias, Carrancas, Itutinga e Ingaí.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras