Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Saúde /


Publicada em: 13/07/2020 16:21 - Atualizada em: 13/07/2020 23:36
Sobe para 18 o número de mortos em Lavras pela Covid-19
Mais um lavrense perdeu a batalha para o novo coronavírus e Lavras detém dois tristes recordes

Imagem ilustrativa

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

A prefeitura de Lavras, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, confirmou na tarde desta segunda-feira, dia 13, a 18ª morte por coronavírus na cidade. Foi um paciente do sexo masculino, 68 anos, doença crônica, isolamento hospitalar, histórico de contato com paciente que testou positivo.

Além do novo óbito, foram confirmados também novos casos da doença:

Paciente 1: Sexo masculino, 29 anos, histórico de contato com paciente que testou positivo, isolamento domiciliar.

Paciente 2: Sexo feminino, 52 anos, histórico de contato com paciente que testou positivo, isolamento domiciliar.

Paciente 3: Sexo feminino, 79 anos, doença crônica, histórico de contato com paciente que testou positivo, isolamento domiciliar.

Paciente 4: Sexo feminino, 29 anos, histórico de contato com paciente que testou positivo, isolamento domiciliar.

Paciente 5: Sexo feminino, 01 ano , histórico de contato com paciente que testou positivo, isolamento domiciliar.

Paciente 6: Sexo masculino, 20 anos, histórico de contato com paciente que testou positivo, isolamento domiciliar.

Paciente 7: Sexo feminino, 42 anos, doença crônica, histórico de contato com paciente que testou positivo, isolamento domiciliar.

Lavras hoje detém dois títulos nada honrosos, o de liderar no Sul de Minas o maior número de óbitos decorrentes do novo coronavírus e também o de ter o maior número de profissionais de saúde contaminados, desde o início da pandemia. São 18 óbitos e 38 profissionais de saúde contaminados, sendo que desses, uma enfermeira foi a óbito.

No dia primeiro deste mês de julho, a cidade tinha exatamente 100 casos confirmados da doença, 3 óbitos de pacientes de outras localidades e que estavam em tratamento na cidade, além de 12 óbitos de pacientes de Lavras.

Em 13 dias foram confirmadas mais 7 mortes provocadas pela Covid-19, sendo 6 de pacientes de Lavras e 1 de paciente de outra localidade.

Apenas para registro, no dia 21 de abril, o prefeito José Cherem concedeu uma entrevista coletiva para a imprensa da cidade, neste dia, o Jornal de Lavras questionou o Chefe do Executivo sobre uma estimativa de número de mortes em Lavras até o final da pandemia. Em números, José Cherem disse que numa cidade do porte de Lavras o número de óbitos para um quadro otimista, de acordo com a forma que a doença estava atingindo outras localidades, seria de até 50 mortes, e num quadro pessimista, até 500 óbitos. Falou já em 21 de abril, da necessidade do isolamento e de diversas medidas mitigatórias, este modelo de diminuição de aglomeração, de manter o isolamento social, para não colapsar o sistema de saúde. 

O prefeito José Cherem, que é médico, disse também naquele dia que a contagiosidade do coronavírus é muito alta, mas a letalidade do Covid-19 não é tão alta, mas o processo de infectar é muito rápido, então se muitas pessoas infectadas precisassem de um atendimento imediato no sistema hospitalar, não seria possível ser ofertado e muitas pessoas iriam morrer. A fala do Chefe do Executivo naquele dia foi publicada no Jornal de Lavras (clique aqui), e não teve repercussão, isso mostra que a população lavrense ignora os constantes apelos das autoridades de saúde do município.

Editorial

É muito comum quando publicamos notícias de aumento de pessoas infectadas em Lavras ou de óbitos, as críticas ao prefeito José Cherem. As pessoas questionam "por que o prefeito não fecha tudo?" ou: "o povo está andando sem máscaras nas ruas, onde está o prefeito?", além de outras cobranças ao Chefe do Executivo.

O que estamos vendo é uma transferência da responsabilidade individual para as autoridades da cidade, as pessoas não fazem a parte delas, continuam aglomerando, circulando sem máscaras e quando usam, usam de forma errada e com isso, o vírus se prolifera em nossa cidade. Se a população tomar consciência de que a doença é séria, que ela mata e que devemos seguir o direcionamento das autoridades médicas da cidade, os números vão se estabilizar e depois vem a consequente queda. 

Se a população continuar desrespeitando as normas, politizando a pandemia como vem fazendo nas redes sociais e não assumindo seu papel individual e como cidadão de prevenção, a situação tende a se agravar e os números de mortes em Lavras poderão atingir o patamar indesejado por todos nós.

Vamos colocar as mãos na consciência e pararmos de cobrar das autoridades - governos federal, estadual e municipal - aquilo que é nosso dever.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Ufla obtém resultados de excelência no Enade Agência da Copasa em Lavras voltou com o atendimento presencial, mas com restrições
   
Inaugurado na Ufla, o LabCovid, que realizará exames de diagnóstico da Covid - veja fotos Ufla, em parceria internacional, realiza pesquisa inédita sobre a reconstrução do clima da Amazônia
   
Vacinação contra sarampo para jovens e adultos em Lavras vai até o dia 30 Bombeiros de MG atenderam a 40 afogamentos nos 12 primeiros dias de outubro
.

Flashes de Notícias

.  

Blog Sabrina Cicareli:

Decoração da minha Kitnet Tudo de Bom no Os Mais Influentes Revista Elitte 2019
   
Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras