Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 25/06/2020 11:23 - Atualizada em: 25/06/2020 17:47
O Brasil já perdeu 169 profissionais de saúde no enfrentamento da Covid-19
Os dados são do Ministério da Saúde, contabilizados de fevereiro, quando teve início a doença no Brasil, até o dia 12 deste mês

A morte da enfermeira Andreisa Aparecida Eva pode engrossar esta triste estatística, se confirmada a causa da morte por Covid-19

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Desde o dia 26 de fevereiro, quando foi registrado o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, confirmado pelo Ministério da Saúde, até o dia 12 de junho, um relatório do Ministério aponta que 169 profissionais de saúde morreram com a Covid-19. O documento revela ainda que 83.118 mil pessoas desse grupo detectaram a doença. No total, os profissionais de saúde fizeram 432.668 testes durante a pandemia. O documento foi divulgado no dia 12, há 13 dias.

Os dados do Ministério da Saúde mostram que os enfermeiros foram os principais profissionais desse grupo a morrer: 42 de 169 mortes (25%). Em seguida, os médicos registram o segundo maior número de mortes pela doença: 18 de 169 (11%). Não foi informada a profissão de 88 dos 169 mortos.

Ontem em Lavras uma enfermeira do Hospital Vaz Monteiro (HVM) foi a óbito, a sua morte foi considerada como caso suspeito. Se confirmado, ela será mais uma a engrossar a lista destes profissionais que atuam na linha de frente para salvar as milhares de vida em todo o Brasil.

A morte da enfermeira Andreisa Aparecida Eva, de 33 anos, comoveu a população lavrense, sobretudo os profissionais que atuam na linha de enfrentamento desta pandemia. O prefeito José Cherem, que é médico do Hospital Vaz Monteiro, não conseguiu esconder sua emoção ao se referir a ela em sua tradicional live, que teve a maior parte de seu tempo dedicado a profissional, e como prefeito, José Cherem decretou Luto Oficial em Lavras por três dias. 

Ontem à tarde, na porta da Prefeitura de Lavras, foi realizada uma cerimônia em homenagem a profissional que prematuramente partiu, participaram da homenagem servidores da Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica, funcionários da Prefeitura e autoridades. Diversas viaturas se posicionaram em frente à Casa Executiva e acionaram suas sirenes para homenagear Andreisa. Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, ambulâncias do Samu, hospitais da cidade, do serviço de saúde da Prefeitura, viaturas do setor de trânsito, todos acionaram suas sirenes quando os pavilhões do Brasil Minas Gerais e Lavras, foram colocadas a meio mastro. Veja o vídeo:

 

Outra homenagem muito comovente, foi realizada no Hospital Vaz Monteiro (HVM), quando o corpo da profissional deixava o necrotério, seus amigos e companheiros de trabalho entoaram um cântico religioso. Veja o vídeo:

A Santa Casa de Lavras também manifestou pela morte da enfermeira, postando em suas redes sociais uma nota de pesar. 

Para os lavrenses, que estão assistindo tudo isso há mais de três meses, reclusos e com mudanças de hábitos inimagináveis, resta agradecer a todos aqueles que estão na linha de frente, quer na área da saúde, quer em outros setores essenciais para que nada fique estagnado. Gratidão é a palavra de ordem neste momento difícil que atravessamos.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras