Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 20/06/2020 12:01 - Atualizada em: 20/06/2020 16:22
Hospital de Campanha de Lavras está funcionando e já atendeu quase duas centenas de pessoas
Foram 179 pacientes suspeitos atendidos desde o dia 10 até quinta-feira, dia 18

Hospital já está atendendo pacientes desde o dia 10. Fotos: Ascom/PML

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O Hospital de Campanha para atendimento a pacientes com coronavírus em Lavras e região, já está funcionando, com 26 leitos, sendo a maioria para homens. O hospital já recebeu e atendeu 179 pessoas suspeitas de coronavírus desde o dia 10 até ontem, quinta-feira, dia 18.

Essa pandemia exige muitas internações e isso deve saturar o sistema de saúde e o Hospital de Campanha que foi construído e se tornou um anexo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tem como finalidade principal desafogar a demanda de leitos para pacientes da Covid-19 de baixa complexidade nos hospitais de Lavras e nas cidades do entorno.

Baixa complexidade, entendem-se: indivíduos que devem permanecer internados, mas que dispensam a necessidade de cuidados em UTIs. Eles estão em uma zona cinzenta de gravidade, assim por dizer. As autoridades de saúde do município podem definir os critérios de quem será atendido nesses hospitais temporários. A maioria deles deve cuidar de vítimas do novo coronavírus que já podem deixar a UTI, porém que ainda não estão aptos a ter alta e voltar para casa.

Sua obra foi iniciada em maio e foi construído ao lado da UPA, para baratear a construção, visto que foram aproveitadas as réguas de oxigênio e ar comprimido, o que encareceria mais a obra se fosse edificado em outro local.

Esta não é a primeira vez que se constrói um Hospital de Campanha em Lavras, foram montados hospitais de campanha em 1918, para o enfrentamento da Gripe Espanhola, nesta época foram montados quatro hospitais na cidade. Um funcionava dentro do prédio da cadeia, na rua Raul Soares, ele era dirigido pelo médico Paulo Menicucci, o outro no Ginásio de Lavras, hoje Instituto Gammon, ele era dirigido por Genoveva Marchant, o terceiro era da Cruz Vermelha, era um hospital itinerante, se deslocava para os locais onde a pandemia se agravava, ele era dirigido pelo capitão Francisco Ribeiro de Carvalho, e o quarto hospital foi montado no Colégio de Lourdes, dirigido pelas irmãs de caridade.

Em 1930, também foi montado um Hospital de Campanha em Lavras, tratava-se do hospital de Isolamento da Cruz Vermelha Brasileira, que tinha como objetivo atender aos doentes de varíola, já que a temível moléstia havia espalhado em Lavras, instalando o pânico entre a população. No Hospital de Campanha da Cruz Vermelha foram acolhidos mais de 80 enfermos, ficando sob a responsabilidade de médicos e enfermeiras voluntárias.


.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras