Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Meio Ambiente /


Publicada em: 14/06/2011 15:38 - Atualizada em: 02/11/2011 12:16
Eclipse total da lua poderá ser visto em Lavras
Eclipse total da lua acontecerá na quarta-feira e poderá ser visto por todos os lavrenses.

     

        Foto ilustrativa

 

Amanhã à noite, dia 15, os lavrenses poderão assistir a um espetáculo da natureza, o eclipse total da lua. Este ano poderão ser vistos dois eclipses lunares: o de quarta-feira, dia 15, e o outro no dia 10 de dezembro. O de quarta-feira será um eclipse total, isso ocorre quando a lua fica totalmente encoberta pela sobra da Terra. O de dezembro será parcial, o que não desmerece o espetáculo.

O eclipse lunar ocorre quando a lua está cheia, já que é nesse período em que a Terra está posicionada entre o sol e a lua. Porém, a inclinação da órbita lunar, impede de haver um eclipse lunar a cada lua cheia. São três as maneiras de acontecer um eclipse, dependendo da sombra projetada pela Terra: penumbral, quando apenas a penumbra atinge o satélite; a parcial, quando apenas parte do disco da lua sofre o eclipse pela sombra da Terra; e o total, no qual a lua mergulha totalmente na sombra cônica da Terra.

O eclipse de amanhã está previsto para começar às 18h02 e ele poderá ser visto a olho nu até às 19h02; para isso, basta procurar uma visão ampla do Leste. Isso se o tempo permitir, pois, segundo o site do Climatempo, amanhã o tempo estará parcialmente nublado durante todo o dia, com temperaturas que variam de 21º a máxima e 9º a mínima. O eclipse começa às 18h02 e a noite de amanhã, também segundo o site do Climatempo, chegará às 17h26.

O eclipse lunar de amanhã será total e visível na Ásia Central, continente africano e América do Sul. Será de magnitude 1,69. O eclipse lunar, ao contrário do solar, pode ser visto a olho nu, sem nenhum equipamento de proteção dos olhos.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras