Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano /


Publicada em: 12/06/2020 11:29 - Atualizada em: 12/06/2020 17:26
Hospital Vaz Monteiro realiza duas cirurgias de alta complexidade inéditas na região
As cirurgias foram realizadas com sucesso pelo corpo clínico de cardiologia e hemodinâmica do HVM

Equipe que realizou o procedimento cirúrgico de alta complexidade inédito na região

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

No dia 4 de junho o grupo de cardiologia e hemodinâmica do Hospital Vaz Monteiro realizou dois procedimentos de alta complexidade inéditos em Lavras e na região.
De maneira percutânea (ou seja, sem necessidade de abertura do tórax ou do abdome), a equipe, coordenada pelo cardiologista Marcos Cherem, realizou a correção de aneurismas de artérias aorto – ilíacas bilaterais e de uma coarctação da aorta torácica.
Os aneurismas são dilatações arteriais em forma geralmente sacular, que quando atingem determinado diâmetro trazer o risco de ruptura, trombose e embolismo, podendo levar inclusive à morte súbita da pessoa acometida.
Já a coarctação de aorta é o oposto: trata-se de um estreitamento da principal artéria humana, ocasionando uma dificuldade de bombeamento do sangue pelo coração para a região mais inferior do corpo, especialmente para o abdome e pernas.
"São patologias de altíssimo risco e que por muito tempo, até recentemente, não só exigiam cirurgias abertas, como eram realizadas apenas em grandes centros como Belo Horizonte e São Paulo. Graças a equipamentos de ponta e intercâmbio com profissionais de alto nível nossa equipe dispõe de toda a capacidade de resolução desses graves problemas circulatórios aqui mesmo em Lavras" esclareceu Marcos Cherem.
Participaram desses procedimentos, desde o diagnóstico até o tratamento final os médicos Marcos Cherem (cardiologista), Dirceu Dias Sobrinho (hemodinamicista), Maurício Alvarenga Junqueira (radiologista), Márcio Sérgio Carvalho Silva (anestesiologista), Victor Gonçalves Bahia Júnior (anestesiologista), Ricardo Jayme Procópio (cirurgião vascular), Carlos Eduardo Bernini Kapins (hemodinamicista). A equipe de enfermagem, liderada pela enfermeira Suellen Rodrigues da Silva e pela auxiliar Eidimar Aparecida da Silva tem mais de 10 anos de experiência em atendimentos eletivos e de urgência.
Os aneurismas foram corrigidos através da colocação de próteses e stents que assumem a circulação nos locais dilatados como se fossem novos segmentos arteriais, impedindo que os mesmos acabem por romper. Já a coarctação foi dilatada com um balão e no local foi implantado um stent revestido que leva a artéria que estava estreitada ao diâmetro habitual, permitindo a passagem normal de sangue rumo aos órgãos que se encontram abaixo da antiga obstrução.
Ambos os pacientes já tiveram alta, passam bem e poderão retomar suas atividades profissionais, familiares e praticar atividades físicas normalmente.
Desde 2009 o Departamento de Cardiologia do Hospital Vaz Monteiro já realizou cerca de 10 mil procedimentos diagnósticos e terapêuticos, que vão desde cateterismos cardíacos e cerebrais, passando por angioplastias cardíacas e arteriais, correção de doenças congênitas, revascularizações miocárdicas, embolização de aneurismas, implante e avaliação de marca-passos, tratamento invasivo de arritmias cardíacas complexas e agora correção de coarctação aórtica por via percutânea.
O grupo de cardiologistas da instituição é formado pelos médicos Marcos Cherem, João Marcos de Oliveira, Leandro Boueri Ticle, Marcos Saraiva, Ernesto Lippi Neto, Antônio Alceu dos Santos, Heitor Henrique da Silva Júnior e Francine Aparecida Messias, permitindo atender desde pacientes recém-nascidos até idosos
.
"Sem dúvida o Vaz Monteiro, com quase 80 anos de atividade, tornou-se parte importante da comunidade lavrense e da região. Mais de 70% das internações clínicas e cirúrgicas que o hospital atende são de pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS). É muito importante aliar a tradição de humanismo com altas tecnologias visando preservar a saúde e salvar vidas acima de tudo. Continuamos tentando o pleno credenciamento pelo SUS junto aos governos estadual e federal para atendimento de alta complexidade a todos os moradores de Lavras e região" completou Marcos Cherem.


Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Trânsito na Ponte de Ferro, entre Ijaci e Itumirim, foi liberado nesta quarta-feira Governo Estadual anuncia início do retorno das aulas presenciais em Minas Gerais
   
Duas pessoas foram vítimas do golpe do WhatsApp clonado em Lavras Grupo de ciclistas de Lavras "adota" uma trilha de mountain bike - veja fotos
   
Bebê que nasceu prematuro em Boa Esperança foi transferido para Lavras de helicóptero - veja vídeo Polícia Civil prende homem que havia recebido ordem do PCC para matar Policial Penal
.

Flashes de Notícias

.  

Blog Sabrina Cicareli:

Decoração da minha Kitnet Tudo de Bom no Os Mais Influentes Revista Elitte 2019
   
Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras