Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 10/06/2020 12:25 - Atualizada em: 10/06/2020 17:20
Corpo de Bombeiros de Lavras recomenda ações preventivas com relação a pipas
Se certas regras não forem respeitadas, muitos acidentes podem acontecer

Imagem ilustrativa

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Nesta época é comum que o céu seja tomado pelo colorido das pipas. Com os ventos mais fortes, é comum a prática da brincadeira muito tradicional entre as crianças e adolescentes. Porém, se certas regras não forem respeitadas, muitos acidentes podem acontecer. Quando as crianças estão empinando pipa seu olhar e atenção, estão voltados para o alto, um segundo de distração pode gerar um acidente.
O Corpo de Bombeiros recomenda que, caso empine pipas, a fim de evitar acidentes, o faça longe da rede elétrica, em locais livres onde não exista nenhum tipo de cabo de energia. Dê preferência a espaços abertos como parques e campos de futebol para usar o brinquedo. Evite também soltar pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas, rodovias ou qualquer lugar onde exista fluxo de veículos. Cuidado, as pipas, "rabiolas" e linhas podem agarrar-se a os fios elétricos, provocando choques, muitas vezes fatais.
Os bombeiros alertam ainda: linhas metálicas não devem ser usadas no lugar da linha comum. Nunca use cerol ou a linha "chilena", elas são proibidas por lei. Caso a pipa enrosque próximo ou nos fios elétricos não tente recuperar o brinquedo, pois tentar recuperá-lo representa sério risco: a eletricidade pode ser transmitida através dos objetos em contato com o fio ou em contato entre si, além da possibilidade de arco voltaico, pois não precisa de objetos para propagar a eletricidade.
Não solte pipas na chuva nem quando houver nuvens carregadas no céu. Não suba nas lajes das casas para empinar pipa, qualquer distração pode causar uma queda; Não empine pipa próximo a locais com trânsito de veículos. Ciclistas e motociclistas podem não ver as linhas da pipa e acidentar-se. Esses acidentes podem ser agravados pelo uso de linhas de cerol e reforçadas, não use essas linhas.
É importante ter sempre um adulto responsável acompanhando as crianças no momento da brincadeira.
A prática de aplicar cerol à linha pode transformá-la em uma arma letal, caso corte, por exemplo, o pescoço de um motociclista ou ciclista. Ainda há o risco de o próprio "empinador" do brinquedo se cortar e também as pessoas que disputam quem pegará as pipas desprendidas das linhas que caem. Cabe ressaltar que existe uma lei recente proibindo o uso de qualquer linha cortante: seja cerol, chilena ou similares, é a lei Nº 23515 de20/12/2019: "Art. 1º É vedada a comercialização e o uso de linha cortante em pipas, papagaios e similares".

Fonte: Corpo de Bombeiros

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras