Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 07/06/2020 15:58 - Atualizada em: 08/06/2020 07:54
Estudo aponta que Nepomuceno pode ter alta taxa de subnotificação de Covid-19
A pesquisa foi realizada pela Universidade Federal de Ouro Preto e apontou uma das mais altas taxas de subnotificação do Brasil

Vista parcial de Nepomuceno. Foto: Redes sociais

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A prefeita Iza Menezes, de Nepomuceno, encomendou uma pesquisa para a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), para levantar, através de amostras, os casos relacionados a Covid-19 naquele município. Uma equipe de 34 pesquisadores da Ufop visitou 400 residências previamente escolhidas por sorteio nos dois últimos dias do mês de maio e um indivíduo de cada casa foi testado.
O resultado foi surpreendente, os dados apontam que para cada caso confirmado e notificado, existem outros 46 casos positivos sem notificação no município, onde se concluíram que em Nepomuceno tem a maior subnotificação do país entre as cidades que fizeram estudos deste tipo.
Dos 400 testes realizados, dois foram positivados, isso indica que, como havia em Nepomuceno apenas dois casos notificados, temos 46 casos de coronavírus para cada caso notificado. Em Manaus por exemplo, a notificação é de 10 para um. Os estudos nacionais indicam no máximo de 16 para um. A pesquisa concluiu que Nepomuceno é a cidade que tem um estudo que revela ter a maior subnotificação do país.
Outra revelação da pesquisa foi de que 34,5% dos moradores da cidade em grupos de risco não se consideram parte da população mais vulnerável à doença. E que quase 40% continuam fazendo reuniões em casa com amigos e família, que representa um grande perigo para dar início a transmissão comunitária na cidade.
Diante do resultado, a prefeita Iza Menezes, que investiu R$ 55 mil na pesquisa, partiu para uma campanha de alerta a população sobre o uso de máscaras, distanciamento social, barreiras sanitárias e outras medidas. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na manhã deste domingo, dia 7, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Nepomuceno tem oficialmente 6 casos da doença
.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras