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Publicada em: 04/06/2020 18:44 - Atualizada em: 05/06/2020 10:19
Ponte na BR-381, em Lavras, passará por vistoria com equipes subaquáticas
Equipes subaquáticas, que vão vistoriar não apenas a ponte na divisa com Lavras, mas todas as 131 pontes existentes ao longo da rodovia

Ponte sobre o rio Grande, construída pelo governo de Kubitscheck e na duplicação da BR-381. Foto: Arteris

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A ponte sobre o rio Grande, na BR-381, entre os municípios de Lavras e Ribeirão Vermelho, conhecida também como ponte do Petrominas, vai passar por uma vistoria técnica inédita em seus pilares. A ponte construída na década de 50 pelo então presidente Juscelino Kubistchek, está sempre sendo vistoriada, mas nunca passou por uma vistoria de seus pilares no fundo do rio com uma equipe subaquática. A outra ponte foi construída na década de 90, na duplicação da Fernão Dias.

Para realização deste trabalho, a Arteris, concessionária Autopista Fernão Dias, contratou equipes subaquáticas, que vão vistoriar não apenas a ponte na divisa com Lavras, mas todas as 131 pontes existentes ao longo da rodovia Fernão Dias, no trecho de responsabilidade da concessionária.
Para a realização deste trabalho, a Arteris Fernão Dias está investindo mais de R$12 milhões na monitoração e manutenção das chamadas "Obras de Artes de Especiais", que compreendem pontes, viadutos e passarelas. A manutenção e recuperação dessas estruturas são realizadas de forma rotineira pela concessionária, porém, este ano, o trabalho será realizado também na parte que fica submersa.
Os mergulhadores são utilizados para investigar e reunir o máximo de informações sobre as estruturas, desde as características de construção até possíveis falhas e sinais de degradação. Para obter esses detalhes a equipe subaquática se faz necessária, pois alguns dados só são possíveis a partir de dois metros de profundidade na água. O primeiro passo é a limpeza dos pilares que serão submetidos à vistoria. Posteriormente, os profissionais realizam a identificação dos elementos estruturais da ponte e, na sequência, captam imagens em fotos e vídeo com câmeras especiais para mergulho.
Essa atividade tem como meta garantir a segurança de motoristas que utilizam a Fernão Dias e proporcionar a integridade do patrimônio da rodovia. "Temos que levar em consideração que pontes e viadutos estão naturalmente expostos a intempéries, cargas e outros fatores de desgaste. Então, precisamos ter informações acessíveis para realizar um monitoramento contínuo dessas estruturas", explica Giuliano Orlando, gerente técnico da Arteris Fernão Dias.
Além das pontes, as outras 289 estruturas (viadutos e passarelas) passarão por monitoração. Caso seja encontrado alguma deformidade, as estruturas receberão tratamentos em todas os defeitos. Entre os serviços mais comum estão as substituições dos aparelhos de apoio, injeções nas fissuras e recuperação das juntas de dilatação. "O trabalho de monitoração realizado na Fernão Dias tem nos permitido agir de forma preventiva e detectar problemas antes que se agravem. Com isso, colocamos em prática medidas que prolonguem a vida útil das obras de arte que administramos", acrescenta o gerente.

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