Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


Artigo /


Publicada em: 22/05/2020 22:10 - Atualizada em: 08/07/2020 08:26
Prefeitura de Ribeirão Vermelho emite nota sobre caso de Covid divulgado pelo Governo de Minas Gerais - e veja vídeo
O Governo de Minas Gerais divulgou boletim na manhã desta sexta-feira, com Ribeirão Vermelho constando com 1 caso de coronavírus

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O Governo de Minas Gerais divulgou, no seu boletim desta sexta-feira, dia 22, através da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que o Município de Ribeirão Vermelho agora possui oficialmente um caso positivo de Covid-19 (clique AQUI para ver). 

O Jornal de Lavras (clique AQUI), bem como o jornal Estado de Minas (clique AQUI), o portal G1 (clique AQUI) e também noticiários regionais, divulgaram as informações contidas no boletim do Governo de Minas Gerais, dentre as quais, a de Ribeirão Vermelho. 

Diante da divulgação da informação oficial do Governo de Minas de que Ribeirão Vermelho agora tem caso de Covid-19, a Prefeitura daquele município emitiu uma nota assinada pelos membros do Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19 e Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Vermelho e enviou ao Jornal de Lavras. Não se sabe se foi enviada nota também ao jornal Estado de Minas e outros órgãos de imprensa regionais e estaduais que também noticiaram a mesma informação do Governo Estadual. Segue a nota:

Nota-se que neste documento oficial, que reflete o posicionamento lúcido, honesto e ponderado das autoridades que assinaram, a Prefeitura de Ribeirão Vermelho afirma que houve um erro e reconhece que o erro foi de quem informou e/ou lançou o caso positivo para Ribeirão Vermelho na plataforma do Governo do Estado. Como consequencia, afirma que a Secretaria de Saúde de Ribeirão Vermelho já está em contato com o Governo Estadual e Secretaria Regional de Varginha para conseguir a correção do equívoco. 

É importante ressaltar que erros podem ocorrer e o Governo Estadual não está imune a eventuais equívocos, que podem ser sanados e, obviamente, quando o Governo de Minas Gerais assim o fizer, o Jornal de Lavras noticiará da mesma forma que fez com a informação de hoje. 

Ademais, o Jornal de Lavras deixa aqui espresso o contentamento em saber que o dado divulgado pelo Governo Estadual pode ser um erro e a torcida para que de fato a vizinha cidade de Ribeirão Vermelho não tenha e não venha a ter nenhum caso de Covid-19. 

Ocorre que, paralelamente ao envio da nota ao Jornal de Lavras, a prefeita de Ribeirão Vermelho Ana Rosa Lasmar foi para as suas redes sociais publicar o seguinte vídeo:

E na postagem do vídeo, fez comentários nada condizentes com o cargo que ocupa, como este:

E este:

Agindo de forma diferente do Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19 e da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Vermelho, que expressamente tiveram a dignidade de dizer de quem pode ter sido o suposto erro, a prefeita Ana Rosa Lasmar preferiu gravar o vídeo dizendo que: "foi publicado por um determinado jornal, que Ribeirão Vermelho estaria registrando o primeiro caso de coronavírus, isso não é verdade!".

Assistindo ao vídeo, é possível constatar que a Prefeita em momento algum, mencionou o Governo do Estado, ou a Secretaria de Estado, ou Secretaria Regional, enfim, nenhum órgão governamental como o responsável pela "inverdade". Pelo contrário, sua frase inicial indica que o órgão de imprensa que divulgou, é que estaria mentindo. Não sabemos o motivo da Chefe do Executivo ter ocultado tal informação aos Ribeirenses em seu vídeo, se foi por lapso, ou se pode ter achado mais fácil e menos passível de consequencia gravar um vídeo fazendo insinuações contra um órgão de imprensa do que contra o Governo Estadual. 

No decorrer do vídeo, ela chega a insinuar, que: "antes que ocorra outros boatos, ou outras notícias mal colocadas...". Deste trecho, fica-se a dúvida: será que a Prefeita quis dizer que o Governo do Estadual agora espalha boatos através de seus boletins diários? Ou maldosamente novamente quis a Chefe do Executivo lançar o suposto erro do Governo Estadual ao jornal que ela mencionou no início da gravação?

Há de ser ressaltado, que ela não nominou qual jornal ela se referia, se ao Jornal de Lavras, Estado de Minas, G1 ou outro que eventualmente tenha noticiado as informações do boletim estadual de hoje, mas responderemos por nós.

Esclarecemos a população de Ribeirão Vermelho que estamos tendo o cuidado de trabalhar com informações oficiais neste caso da pandemia, até mesmo por reconhecermos o quão sério é este problema de saúde pública. Neste caso, apenas demos publicidade a uma informação divulgada pelo Governo Estadual, que de fato pode ter errado, ou não. Caso tenha havido o equívoco, certamente aquele órgão fará a correção. Porém, até que isso ocorra, trabalharemos com a informação do Governo Estadual de que Ribeirão Vermelho possui um caso positivo de Covid-19, mesmo porque, trata-se de uma informação oficial do Poder Executivo hierarquicamente superior a Prefeitura de Ribeirão Vermelho e, do outro lado, a história contata pela prefeita daquela cidade. 

Cabe agora à população ribeirense avaliar as afirmações da prefeita Ana Rosa Lasmar exigindo dela a busca pela explicação para esclarecer junto ao Governo do Estado, como que um caso confirmado em São Paulo, de um ribeirense morador de Santo André há 15 anos, foi parar no boletim da Secretaria de Estado de Minas Gerais. Cabe a ela também esclarecer por que o Ministério da Saúde mudou sua forma de notificações, já que até então, todos os casos são notificados na cidade em que o paciente reside, principalmente, se tratando de um estado para outro.  

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Porém, até que isso ocorra, trabalharemos com a informação do Governo Estadual de que Ribeirão Vermelho possui um caso positivo de Covid-19, mesmo porque, trata-se de uma informação oficial do Poder Executivo hierarquicamente superior a prefeitura de Ribeirão Vermelho, logo, 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras