Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


artigo /


Publicada em: 15/05/2020 14:59 - Atualizada em: 15/05/2020 15:04
Como enfrentar o estresse do confinamento social

O ser humano precisa ter, além de muita paciência, saúde mental equilibrada para enfrentar o momento de pandemia que o mundo atravessa neste momento. Não é fácil ver sua vida paralisada de uma hora para outra, com todos deixando de fazer aquilo que lhes causava alívio mental.

Todos os hábitos tiveram que se transformar. Os passeios em família, a ida a eventos culturais, a prática de esportes ao ar livre, tudo ficou terminantemente proibido. Além de se trabalhar em casa – tendo que enfrentar as tarefas domésticas e ainda cuidar dos filhos – muita gente acabou perdendo o emprego.

Como conseguir lidar com tudo isso – sem esquecer-se da convivência forçada, nem sempre pacífica, com alguns membros da família – sem ficar descompensado ou extremamente ansioso? É preciso muito cuidado e paciência para eliminar o estresse que  o momento atual está causando em todo mundo.

 

A primeira coisa a se perceber é que ninguém é perfeito. Aceite suas limitações, você não é uma máquina que precisa fazer tudo totalmente exato, na hora correta. Não precisa cuidar da casa como se fosse necessário deixá-la brilhando, como na capa de uma revista de decoração. 

Conforme-se com pequenas falhas, está tudo bem! Pode parecer desimportante, mas saúde mental se conquista através de pequenos atos, a paz de saber que você não vai conseguir fazer tudo de um jeito primoroso diminui a ansiedade, principal fator que desencadeia sofrimentos, angústias e até depressão.

Fale com um amigo ou familiar próximo sobre como você está se sentindo. Ajuda muito na aceitação dos problemas, a relaxar até sintomas físicos que a ansiedade causa, como dores musculares, cefaléias, irritação, diarréia, falta ou excesso de apetite. Converse com quem você acha que merece sua intimidade e possa ajudar a controlar estes sintomas.

Outro fator que vai te ajudar a relaxar é fazer exercícios físicos. Não tem espaço em seu pequeno apartamento? Dance! Não vai ter ninguém olhando mesmo, então solte seus bichos e se jogue no ritmo das suas músicas preferidas! A movimentação física ajuda a liberar hormônios que relaxam o corpo e a mente. 

A Organização das Nações Unidas, a ONU, está preocupada com a saúde mental em tempos de pandemia. A entidade ressalta a importância que devemos dar a este assunto, independente da idade, etnia, sexo ou da condição social que o indivíduo venha a ter.

Uma boa dica é a prioridade de se estabelecer uma rotina. Tenha ou não uma tarefa remunerada, cada pessoa deve planejar seu dia com antecedência e procurar cumprir com seriedade. Hora de tomar banho, de comer, de fazer exercícios, de relaxar, de brincar com os filhos ou animais domésticos, tudo. 

Isso aumenta a produtividade e faz com que o corpo produza substâncias químicas necessárias à manutenção da saúde mental. Acordar pela manhã, sem ter em mente uma série de tarefas a serem cumpridas majora a possibilidade de se ter depressão. Se você for pai, preste atenção ao comportamento dos filhos em relação a isto.

A alimentação e o consumo de bebidas alcoólicas também devem ser controlados.  Já há estudos atuais que demonstram o aumento no consumo de álcool e nada em excesso faz bem. Tente dar preferência a alimentos saudáveis também, apesar de que comer algo gostoso, de vez em quando, também faz muito bem pra alma de todo mundo.

O segredo de tudo é o equilíbrio. Não abandone a tentativa de manter uma vida controlada, após pequenos deslizes, eles também fazem parte! Não se sinta culpada por eles. Volte aos primeiros parágrafos do texto e perceba: aceite suas limitações e viva em paz!

 

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Resgate de vítima de acidente na BR-265 mobilizou bombeiros de Lavras e São João del-Rei - veja fotos Corpo de Bombeiros de Lavras debelou o incêndio na Serra da Bocaina
   
Caminhão carregado com dinamite cai em rio no Sul de Minas e motorista morre - veja vídeo Fiocruz avalia que volta as aulas em Minas colocará em risco mais de 1 milhão de pessoas
   
Grupo de Fotógrafos Amadores de Lavras registrou passagem do cometa Neowise - veja fotos Manifestação pró-Bolsonaro em Lavras tem outdoors de apoio
   
Empresária denunciada pela Prefeitura de Lavras deixou o presídio de Elói Mendes para cumprir prisão domiciliar Diretório Municipal do PT manifesta sobre eleição em Lavras
.

Flashes de Notícias

.  

Blog Sabrina Cicareli:

Decoração da minha Kitnet Tudo de Bom no Os Mais Influentes Revista Elitte 2019
   
Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras