Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano /


Publicada em: 13/05/2020 15:40 - Atualizada em: 13/05/2020 23:09
Laboratório da Ufla realizará exames de Covid-19 e atenderá 50 cidades da região
O Laboratório será credenciado pela Funed e começará a operar em trinta dias

O Biopar II atenderá permanentemente às demandas do curso de Medicina e ao hospital universitário

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) mais uma vez coloca Lavras em destaque nacional, desta vez foi na área da ciência, da medicina. Na semana passada, a Ufla assinou um Termo de Compromisso com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), para que possa realizar testes de diagnóstico da Covid-19. Com a formalização, a Universidade manifesta seu interesse em participar da Rede de Apoio Técnico Laboratorial Covid-19 e declara atender aos requisitos mínimos necessários ao credenciamento.

O laboratório onde serão realizados os exames - o Biopar II - está sendo estruturado no Departamento de Ciências da Saúde (DSA), para realização de testes rápidos e moleculares para diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus. Com isso, os exames da região do Sul de Minas serão realizados em Lavras, eles devem deixar de ser analisados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. O laboratório em Lavras estará pronto para receber as primeiras amostras em um mês. 

Nele vão ser feitos testes rápidos e exames mais precisos, como o RT-PCR e outro que ainda está fase de pesquisa. No teste rápido é utilizado uma amostra de soro ou de sangue do paciente, e o resultado sai na hora. Esse é o exame mais simples que será realizado na Ufla. Já o segundo teste é o RTPCR, que é um teste molecular, e se baseia na pesquisa de material genético. O terceiro teste, que está na fase de pesquisa, é um teste sorológico que vai pesquisar anticorpo no soro do indivíduo com suspeita de infecção.

O trabalho será coordenado pela professora do departamento de Ciências e Saúde da Ufla, Joziana Muniz de Paiva Barçante, que faz parte do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, criado pelo prefeito José Cherem para ajudar na administração da crise em Lavras, o Comitê é formado por profissionais de saúde do município e da Ufla.  

Quando o laboratório, que será credenciado pela Funed, estiver pronto, a capacidade máxima de realização de exames vai ser de 100 testes por dia do tipo RT-PCR. Este exame é considerado o mais preciso quando a pessoa está com a infecção do vírus ativa no corpo. Os resultados, dependendo da demanda, vão poder sair em até 24 horas.

Além de servir à sociedade nessa situação de emergência em saúde pública, o Biopar II atenderá permanentemente às demandas do curso de Medicina e ao hospital universitário. Há também a expectativa que possa se consolidar como laboratório de referência em Minas Gerais para diagnóstico de Zika, Dengue, Chikungunya e Leishmaniose.

O Laboratório do Departamento de Ciências da Saúde recebeu R$ 2,9 milhões do Ministério da Educação para ser estruturado. A lista de equipamentos já foi entregue para o processo de compras. A expectativa é que em um mês o laboratório comece a operar.

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Homicídio em Lavras: rapaz morre a pauladas no bairro Nossa Senhora de Lourdes Furto em escola pública de Lavras: PM prendeu um dos ladrões e recuperou os objetos
   
Criminosos armados assaltam casa lotérica em Lavras - veja vídeo PM prende ladrões de gado na cidade de Perdões; animais eram vendidos em Lavras
   
Caixa amplia horário de atendimento das agências para saque de auxílio emergencial Bolsonaro nomeia João Chrysostomo de Resende Júnior como reitor da Ufla
.

Flashes de Notícias:

Jovem de 33 anos falece com suspeita de coronavírus em Lavras Mais um caso de coronavírus confirmado em Lavras
   
Primeiro caso de coronavírus confirmado em Lavras Falecimento de idosa que estava com suspeita de coronavírus em Lavras
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras