Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano /


Publicada em: 29/04/2020 12:34 - Atualizada em: 29/04/2020 20:15
Governo do Estado lança programa para reabertura do comércio
As prefeituras devem se orientar nas orientações do programa, que foi lançado ontem, terça-feira, dia 28

 

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

O Governo de Minas Gerais quer normatizar a retomada das atividades econômicas no estado, para isso, anunciou ontem, terça-feira, dia 28, um programa para as prefeituras mineiras seguirem e avaliar se estão ou não em condições de flexibilizar as atividades comerciais. O programa Minas Consciente traz protocolos sanitários para nortear as prefeituras dos municípios na avaliação das condições da retomada ou não das atividades da economia em meio à pandemia do novo coronavírus.

A proposta criada por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES-MG) sugere a reabertura gradual de comércio, serviços e outros setores. O plano agrega dados econômicos e de saúde pública que resultam em orientação para que as prefeituras possam tomar a decisão "responsável, segura e consciente", diz a proposta. As atividades econômicas são divididas em quatro sinais: verde, para serviços essenciais; branca para atividades de baixo risco; amarela, para médio risco e, vermelha para alto risco. Todas as atividades podem ser liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença, avaliando-se o cenário de cada região do estado e a taxa de evolução da Covid-19.

Segundo o levantamento do programa Minas Consciente, são considerados como sinal ou onda verde, que são os serviços essenciais, a agropecuária; alimentos; bancos e seguros; cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais; construção civil e afins; fábrica; energia; extração; produção; siderúrgica e afins; saúde; telecomunicação, comunicação e imprensa; transporte, veículos e Correios; tratamento de água, esgoto e resíduos.

Luz branca ou onda branca, serviços e atividades de baixo risco, as antiguidades e objetos de arte; armas e fogos de artifício; artigos esportivos e jogos eletrônicos; floriculturas; móveis, tecidos e afins.

Onda amarela, são atividades e serviços de médio risco: departamento e variedades; livros, papelaria, discos e revistas; vestuário.

Já a onda vermelha é para as atividades de alto risco, são: decoração, design e paisagismo; duty free; formação de condutores; hotéis e afins; informática e comunicação não essencial; joias e bijuterias; salões de beleza e estética.

Alguns setores e atividades foram excluídos das ondas por, segundo a Secretaria de Saúde, "necessitarem uma ótica diferenciada de tratamento".

Estes setores que só poderão ser retomadas quando houver controle da pandemia: atividades que geram um risco extremamente alto para a população brasileira, com grande aglomeração de pessoas e alta possibilidade de contágio, tais como grandes eventos, museus, cinemas e demais atividades incentivadoras de grandes aglomerações, além de turismo em geral, clubes, shopping centers, academias, atividades de lazer e esportivas; instituições de ensino: estas atividades têm uma ótica particular de funcionamento, que perpassariam as ondas e que devem ser avaliadas pela Secretaria de Estado de Educação em conjunto com as demais secretarias; administração pública, organismos internacionais e transporte público; regulados em atos próprios.

O programa sugere os protocolos a serem adotados pelas prefeituras, empresários e cidadãos. Foram organizadas em orientações básicas (comum a todos os setores) e específicas (quando for necessário para determinado setor).

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Homicídio em Lavras: rapaz morre a pauladas no bairro Nossa Senhora de Lourdes Furto em escola pública de Lavras: PM prendeu um dos ladrões e recuperou os objetos
   
Criminosos armados assaltam casa lotérica em Lavras - veja vídeo PM prende ladrões de gado na cidade de Perdões; animais eram vendidos em Lavras
   
Caixa amplia horário de atendimento das agências para saque de auxílio emergencial Bolsonaro nomeia João Chrysostomo de Resende Júnior como reitor da Ufla
.

Flashes de Notícias:

Jovem de 33 anos falece com suspeita de coronavírus em Lavras Mais um caso de coronavírus confirmado em Lavras
   
Primeiro caso de coronavírus confirmado em Lavras Falecimento de idosa que estava com suspeita de coronavírus em Lavras
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras