Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 18/04/2020 13:50 - Atualizada em: 18/04/2020 19:54
Lavras registra na manhã deste sábado, o seu 6º caso de coronavírus
A hipótese é de que a paciente tenha sido contaminada pelo marido, que trabalha na área de segurança pública de Nepomuceno

Imagem ilustrativa

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Lavras contabilizou neste sábado, dia 18, mais um caso positivo de coronavírus, trata-se de uma mulher de 37 anos, ela é esposa de um homem ligado a segurança pública e que trabalha em Nepomuceno. Ele teve contato com diversos presos naquela cidade, situação em que provavelmente foi contaminado, porém, ele não teve sintomas, mas a doença se manifestou em sua esposa com sintomas brandos.

O caso da contaminação de mais uma pessoa em Lavras é preocupante, porém, é mais preocupante ainda o que está acontecendo em Nepomuceno e, naturalmente, tem reflexos em Lavras e toda região: diversos presos naquela cidade estão sendo colocados em liberdade. Ocorre que o presídio de Nepomuceno foi transformado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública em uma unidade de quarentena de detentos neste período de pandemia do coronavírus. E eles são procedentes de diversas cidades e estados brasileiros. Mas ao ganharem liberdade por força de alvarás conseguidos na justiça, eles estavam simplesmente sendo libertados em Nepomuceno e a maioria continuava na cidade, circulando, mesmo com a possibilidade de estarem portando o vírus e contaminando moradores.

O profissional da segurança pública que mora em Lavras teve contato com diversos destes presos procedentes de outras localidades e agora sua esposa foi diagnosticada com Covid-19. A paciente contaminada mora com esposo, filhos e um casal de idosos, todos estão de quarentena isolados e sendo acompanhados por autoridades de saúde do município. Seus familiares serão testados para Covid-19 na segunda-feira. Tanto ela quando os demais familiares passam bem.

O âncora da DTTV de Nepomuceno, Jotta Botelho, conversou no dia 15, quarta-feira, com a prefeita Iza Menezes sobre a libertação dos presos naquela cidade. Naquele dia a prefeita e o repórter ainda não sabiam da contaminação de um servidor ou mais, de segurança pública. Iza Menezes disse ao âncora da DTTV Jotta Botelho que ela não foi notificada e nem foi negociado nada sobre a libertação dos presos naquela cidade. Iza disse que a responsabilidade é da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Ela falou também que está cobrando das autoridades de segurança pública do Estado uma posição. A Prefeita de Nepomuceno estava indignada com a situação.

Foi o diretor do presídio de Nepomuceno, Reginaldo Paula Silva, que explicou ao repórter Jotta Botelho, que os presos são de outras localidades e foram levados para Nepomuceno para ficarem de quarentena, porém, através de alvarás conseguidos através da justiça, são colocados em liberdade em Nepomuceno. O diretor disse ainda que os familiares dos presos são notificados de sua liberdade e são solicitados a buscá-los, o que não acontece na maioria das vezes e eles acabam ficando em Nepomuceno durante um tempo.   

Após a repercussão do caso e das cobranças da Prefeita de Nepomuceno, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública determinou que os presos libertados sejam encaminhados pela própria segurança pública aos seus locais de origem. 

A decisão da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de ter transformado o presídio de Nepomuceno em uma unidade de quarentena sem um planejamento conjunto com os prefeitos e autoridades de saúde da região colocou em risco as populações de diversas cidades, como Lavras e Nepomuceno, e também o trabalho que estes gestores vem fazendo para conter a pandemia.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras