Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 14/04/2020 08:45 - Atualizada em: 14/04/2020 15:30
Hospital de Campanha está sendo instalado na UPA de Lavras
A estrutura está sendo montada em um anexo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

Estrutura já está sendo montada e terá capacidade para atender trinta pacientes. Foto: AScom/PML 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O prefeito José Cherem, entre as medidas determinadas por ele e que foram tomadas para o enfrentamento a pandemia que assola todo o mundo, foi construir um hospital de campanha, que é uma solução imediata neste momento de necessidade no auxílio ao combate ao coronavírus, 

O local escolhido foi em uma área anexa ao Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a escolha do local não foi por acaso, foi para reduzir custos, como por exemplo, com o aproveitamento da régua de oxigênio, ar comprimido e energia elétrica da UPA.

O hospital de campanha terá a capacidade de 30 leitos, sendo 20 para homens e 10 para mulheres. A quantidade maior para homens é porque estatisticamente, os homens são os que mais contraem a doença. 

Em Lavras, foram montados hospitais de campanha em 1918, para o enfrentamento da Gripe Espanhola, nesta época foram montados quatro hospitais na cidade. Um funcionava dentro do prédio da cadeia, na rua Raul Soares, ele era dirigido pelo médico Paulo Menicucci, o outro no Ginásio de Lavras, hoje Instituto Gammon, ele era dirigido por Genoveva Marchant, o terceiro era da Cruz Vermelha, era um hospital itinerante, se deslocava para os locais onde a pandemia se agravava, ele era dirigido pelo capitão Francisco Ribeiro de Carvalho, e o quarto hospital foi montado no Colégio de Lourdes, dirigido pelas irmãs de caridade.

Em 1930, também foi montado um hospital de campanha em Lavras, tratava-se do hospital de Isolamento da Cruz Vermelha Brasileira, que tinha como objetivo atender os doentes de varíola, já que a temível moléstia havia espalhado em Lavras, instalando o pânico entre a população. No hospital de campanha da Cruz Vermelha foram acolhidos mais de 80 enfermos, ficando sob a responsabilidade de médicos e enfermeiras voluntárias.

Pelo histórico percebe-se que os hospitais de campanha são montados em ocasiões de pandemias ou estado de guerra, em situações que requer muita atenção e cuidados, como o momento em que estamos vivendo em todo o mundo.

Em 2015 foram montadas em Lavras duas tendas de campanha, que diferente do hospital, não internava e não dispunha de leitos, era um posto de atendimento médico de alta rotatividade, as tendas foram montadas pelo Exército Brasileiro nas quadras da Selt (Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura), no governo do ex-prefeito Silas Costa Pereira, época em que Lavras sofreu com uma epidemia de dengue, quando 5.813 pessoas, o equivalente a 5% da população, estava infectada.  

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras