Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 10/04/2020 11:45 - Atualizada em: 10/04/2020 22:53
(Editorial) O Brasil enfrenta duas pandemias: a da Covid-19 e a da ignorância
Por que o brasileiro é diferente do resto do mundo, por que ele está encarando um problema de saúde pública como político?

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

Há 11 anos, em 2009, sentir os sintomas de uma gripe era desesperador, pois o país estava apreensivo com a gripe H1N1, ou gripe suína, que deixou o mundo em pânico quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o vírus como pandemia 6 – o grau máximo, que anuncia ampla transmissão do vírus em, pelo menos, dois continentes. 

No Brasil, este vírus chegou modificado e ficou conhecido nacionalmente como Influenza A H1N1. Na época, mais de duas mil pessoas morreram. No ano passado, em 2019, completou 10 anos que a H1N1 entrou no Brasil, o primeiro caso foi no Rio Grande do Sul. Ao longo dos 10 anos, 78.956 pessoas foram diagnosticadas com o vírus, dessas, 6.653 morreram. Analisando esse dado, temos que 1,8 pessoa veio a óbito por dia em consequência da gripe A H1N1 de maio de 2009 até junho do ano passado.

Hoje, 11 anos depois, muitos não aprenderam com a pandemia de 2009, e o que vemos hoje são pessoas, algumas desinformadas outras maldosas, mas todos ignorantes propagando nas redes sociais que  a H1N1 era mais perigosa que o coronavírus, informação que não procede: enquanto que a H1N1 matou em dez anos no Brasil mais de 6,6 mil pessoas, o coronavírus em apenas 44 dias já aproxima de mil e as estatísticas mostram que, até o meado deste mês, o número de mortos ultrapasse o número de mortos pela H1N1 em dez anos.

O Brasil sofre e sofrerá mais que o resto do mundo porque enquanto que todo o mundo luta contra a Covid-19, o Brasil luta contra o vírus e contra a ignorância das pessoas que politizaram o que na verdade é um problema de saúde pública.

É comum ver nas redes sociais centenas de publicações que afirmam que a pandemia é um complô para derrubar o presidente Jair Bolsonaro, que é um esquema arquitetado pela mídia com o apoio da esquerda. Essas pessoas deveriam saber que se fosse hoje presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor de Mello, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Roussef ou outro mandatário, a pandemia estaria assolando o país da mesma forma.

O inimigo do mundo hoje é a Covid-19, no Brasil é o vírus e os ignorantes que ficam nas redes sociais e nos blogs irresponsáveis, publicando agressões contra as autoridades que estão empenhadas em lutar contra o desconhecido.

Seria bom se elas se conscientizassem que a pandemia é uma realidade e não um complô para derrubar mandatários, seria bom também que essas pessoas que passam horas nas redes sociais postando informações contrárias à razão e ciência, lembrassem que tem pais, maridos, mulheres, filhos, avós, que tem família e que as famílias são mais importantes que a briga política, ou pelo menos deveriam ser.

Quando esta pandemia que se agiganta em nossa cidade chegar até a sua família, você vai perceber que perdeu tempo nas redes sociais publicando que era mentira a pandemia, que era apenas um esquema para derrubar o Presidente da República e quando alguém de sua família morrer, pode ter certeza que seu político não virá até aqui para abraçá-lo, mesmo porque, ele nem sabe que você existe.

Talvez aí você se arrependerá quando lembrar que muitas vezes negou o perigo, estimulou pessoas a ir para às ruas, que foi um dos responsáveis pela propagação do vírus e quem sabe, responsável também pela morte de seu familiar.

O inimigo da nação brasileira hoje é Covid-19 e ele somente será derrotado se houver união de todos e lembre-se, não temos uma questão política, temos uma questão de saúde pública. 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras