Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 07/04/2020 20:25 - Atualizada em: 08/04/2020 11:56
Possibilidade de flexibilização de abertura do comércio em Lavras será analisada pelo Comitê de Enfrentamento ao coronavírus
A solicitação de análise foi feita pelo prefeito José Cherem nesta terça-feira

Prefeito José Cherem

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O prefeito de Lavras está fazendo diariamente transmissão ao vivo em sua página no Facebook para informar as medidas que estão sendo tomadas para atenuar o avanço do coronavírus no município e, dentre os assuntos tratados na live de hoje, terça-feira, dia 7, José Cherem informou sobre uma solicitação que fez ao Comitê de Enfrentamento ao coronavírus de Lavras, após conversar sobre isso com o Promotor de Saúde da cidade.

A solicitação foi para que o comitê analise a possibilidade de flexibilização de abertura do comércio em Lavras, uma abertura obviamente com regras restritivas para minimizar a possibilidade de contágio entre as pessoas. A resposta da análise do comitê deverá ser dada nos próximos dias.

Dentre as justificativas, o prefeito apresentou: que estamos há 30 dias sem transmissão comunitária da doença; houve diminuição no número de viagens; está sendo feita a desinfecção em locais de maior fluxo de pessoas na cidade, bem como dentro das unidades hospitalares e consultórios; houve a preparação das três unidades de saúde para o enfrentamento - UPA e os dois hospitais; houve a organização do atendimento em nível ambulatorial dentro dos PSF's para acolher e atender casos que não sejam coronavírus, evitando que a população vá a UPA e hospitais e corram mais risco de contrair o vírus e que, neste momento, há leitos hospitalares disponíveis.

Sobre a organização do sistema hospitalar, ele disse que o Hospital Vaz Monteiro e a Santa Casa já tem fluxo de atendimento de coronavírus junto com a UPA, e que nas proximas 3 a 4 semanas estará pronto o hospital de campanha anexo a UPA com mais 30 leitos. Ele alertou que o aumento do número de respiradores não ocorreu como o planejado, porque os fornecedores estão cometendo abuso nos valores e exemplificou: "um respirador de transporte que em média custa R$ 20 mil, um fornecedor chegou a orçar o equipamento em R$ 180 mil", e completou: "isso chega a ser um problema de ordem judicial". 

Ainda sobre as justificativas, Cherem mencionou que o Brasil terá que passar pelo período de transmissão do coronavírus entre pessoas de alguma forma e que não temos como fugir disso, o que podemos é ir tomando medidas para tentar evitar que sejam muitas pessoas ao mesmo tempo, o que impossibilitaria o atendimento médico a todas.

Ele frisou que, mesmo que o comitê conclua pela possibilidade de flexibilização, isso certamente não será definitivo, pois este enfrentamento ao Covid-19 não será uma "corrida de 100 metros", mas uma "maratona" de  cerca de 3 a 4 meses, então, em determinados momentos será possível flexibiilizar e, em outros, voltar a fechar o comércio, de acordo com o acompanhamento diário da da realidade de como o coronavírus está avançando em nosso município e região.

O Comitê de Enfrentamento ao coronavírus de Lavras foi criado em março com a função de reunir informações para diagnóstico da operação emergencial, permitindo estabelecer metas e focos de atuação, devendo acompanhar a execução das medidas propostas e avaliar a necessidade de revisão e planejamento. Os membros do Comitê são da comunidade, Prefeitura Municipal incluindo médicos e técnicos, e do Curso de Medicina da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras