Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 01/04/2020 11:31 - Atualizada em: 01/04/2020 20:35
Lavras recebeu doses insuficientes de vacina contra gripe para atender ainda o primeiro grupo
No primeiro grupo prioritário estão sendo imunizados os profissionais de saúde e pessoas a partir de 60 anos

A estrutura montada pela Secretaria Municipal de Saúde foi organizada para evitar aglomeração, o sistema drive-thru mais uma vez funcionou e agilizou o atendimento, mas as vacinas acabaram rapidamente

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que teve início no dia 23 de abril foi dividida em três etapas. Primeiro seriam imunizados os profissionais de saúde e pessoas a partir de 60 anos.

A segunda etapa atenderia professores da rede pública e privada, profissionais de segurança pública e salvamento, neste caso, policiais civis e militares além de bombeiros.

A terceira e última etapa seria no dia 9 de maio e atenderia crianças, gestantes, pueperas (mulheres pós-parto até 45 dias), doentes crônicos, pessoas a partir de 55 anos de idade, sistema prisional e funcionários do sistema prisional.

A campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada por decisão do Ministério da Saúde, alegando risco de surto de coronavírus (Covid-19), a decisão foi anunciada no dia 27 de fevereiro.

Acontece que o Ministério da Saúde não tem vacina para atender nem mesmo o grupo da primeira etapa. Primeiro ocorreu um atraso no envio dos lotes de vacina em muitas cidades brasileiras. Em Lavras, o lote de vacinas contra a gripe que foi enviado foi insuficiente e acabou ainda no período da manhã de 23 de março. As vacinas eram destinadas a idosos e profissionais da área da saúde. Foram pouco mais de 4 mil doses envaidas a Lavras. 

Ocorreu uma grande demanda na manhã deste dia, foi uma corrida aos postos de vacinação, inclusive na praça Dr. Jorge, onde estava sendo ministrada no sistema drive-thru, esgotando as vacinas rapidamente. Nos postos de saúde, onde também foram registradas grandes procuras pela imunização, as vacinas também esgotaram. Devido a isso, as autoridades de saúde do município, solicitaram mais vacinas para atender a demanda ainda do primeiro grupo. As vacinas foram solicitadas e acorreu um atraso no envio dos novos lotes de vacina.

Ontem, terça-feira, dia 31, foi retomada a campanha de imunização ainda do primeiro grupo de risco, que são os profissionais de saúde e pessoas a partir de 60 anos. Acontece que foi enviado a Lavras um lote de pouco mais de 5 mil doses da vacina e repetiu o que ocorreu na primeira tentativa de imunizar os idosos: uma corrida aos locais de vacinação e em alguns desses pontos, a vacina acabou por volta de 8h, nos demais, entre 9h a 9h30.

Imediatamente as autoridades de saúde do município solicitaram o terceiro lote de vacina para atender ainda o restante do primeiro grupo de risco e a resposta foi que "não há previsão de data para envio das doses de vacina contra a gripe".

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras