Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 31/03/2020 10:55 - Atualizada em: 31/03/2020 13:00
Médico da Santa Casa de Lavras fala sobre primeiro caso de coronavírus na cidade
O médico da Santa Casa Marciel Guerra Pierangelli esclareceu sobre primeiro caso de coronavírus em Lavras e disse que não existe razão para pânico

Médico Marciel Guerra Pierangelli, em coletiva na manhã de hoje na área externa da Santa Casa. Imagem: Erlan Araújo - Programa do Gordinho

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 


Imagem e informações extraídas do Programa do Gordinho, que transmitiu ao vivo a coletiva

O médico Marciel Guerra Pierangelli reuniu a imprensa em local aberto, na frente da Santa Casa de Lavras, para falar sobre o primeiro caso de coronavírus registrado na cidade: de um que está internado naquela unidade de saúde. O médico pediu desculpas aos profissionais de imprensa por atendê-los naquele lugar, mas justificou a questão da segurança.

Segundo Marciel, o objetivo da entrevista coletiva foi para esclarecer sobre o primeiro caso de coronavírus em Lavras e evitar que fake news espalhem informações incorretas e coloque em pânico a população. De acordo com o médico, o paciente está naquela unidade de saúde desde sexta-feira (27) e está sendo ministrado o tratamento orientado pelo Ministério da Saúde. O paciente, segundo o médico Marciel, está se recuperando muito bem.

Sobre os comentários, principalmente nas redes sociais em que se deve divulgar o nome do paciente, ele disse que não, que isso é sigilo garantido ao paciente. O médico disse, ainda, que as pessoas que tiveram contato com ele já foram localizados, chamados até a Santa Casa, testados ontem e aguardam os resultados dos exames.

O paciente, segundo ele, fez o exame na sexta-feira de manhã e o resultado foi divulgado ontem à tarde. Ele disse também que as autoridades estão dentro do caminho, que a prefeitura tem feito a parte dela, alinhada com o Hospital Vaz Monteiro (HVM), com a Santa Casa e alinhada com a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

O profissional disse que todos estão preparados para enfrentar esta pandemia que chegará a Lavras, disse que provavelmente teremos casos graves na cidade, e recomendou cuidado absoluto e que as pessoas devam manter os cuidados pessoais. Disse que a cidade tem um limite hospitalar de atendimento e que estão trabalhando para ampliar este limite, que as unidades de saúde da cidade juntamente com a prefeitura, estão trabalhando juntos, porém, pode chegar a um ponto de catástrofe se não cuidarmos, como aconteceu na Itália e outros países que não respeitaram a ideia de isolamento, e que o isolamento tem de ser respeitado para que não tenha um acúmulo de casos e todos possam receber o tratamento.

Mesmo diante do quadro, o médico disse que não é uma situação de pânico generalizado, é uma situação simples se todos colaborarem ficando em casa se cuidando, respeitando as recomendações. Ele lembrou também que estamos em época de gripe e casos de dengue. Ele reafirmou que em Lavras tem apenas um caso confirmado, um óbito aguardando resultado e alguns casos suspeitos que também aguardam resultados de exames.

Sobre a capacidade de UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo) instaladas em Lavras foi dito que a cidade tem aproximadamante 30, mas que a capacidade pode ser aumentada. Ele falou que Lavras atende nove municípios da microrregião.

Sobre o atendimento ao paciente internado e os futuros atendimentos, os profissionais usam EPI (Equipamento Pessoal Individual), ele falou também que não procede a informação de que existem casos suspeitos entre os profissionais de saúde da Santa Casa.

Falou que os testes enviados pelo governo federal deverão chegar a Lavras na próxima semana, mas adiantou que os testes serão usados apenas em pacientes graves, e justificou que é porque os testes não são encontrados no mercado para compra.

Falou que as pessoas que apresentarem sintomas leves da doença, não devem procurar as unidades de saúde, devem ficar em casa isolado e tomando todos os cuidados, mas se apresentar um quadro de falta de ar, queda de pressão, febre alta, deve procurar um hospital.

Sobre o paciente internado em Lavras, o médico Marciel falou que ele não precisou de UTI, disse que está em apartamento isolado e recebendo todo o cuidado necessário preconizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Ministério da Saúde. Disse também que assim que seu quadro, que está estabilizado, melhorar, não vê razão para ele ficar internado, e ele deverá voltar para casa e se manter completamente isolado.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras