Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 18/03/2020 12:03 - Atualizada em: 18/03/2020 20:27
Cherem anunciou medidas preventivas que o município de Lavras está tomando com a pandemia
José Cherem falou com jornalistas sobre diversas medidas que estão sendo tomadas e respondeu a questionamentos

Prefeito José Cherem durante a entrevista coletiva realizada ontem em seu gabinete

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O prefeito José Cherem reuniu a imprensa na tarde de ontem para falar sobre as ações de enfrentamento do Covid-19 que o município está implementando. Ele disse que está sendo criado em Lavras um Comitê de Saúde composto por profissionais da área da saúde que será composto pelo pessoal da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica.

Segundo ele, o Comitê de Saúde vai trabalhar norteado por definições científicas e números estatísticos, que definirão o que se deve fazer para minimizar o impacto e achatar a curva de velocidade de contaminação, isso possibilitará que um maior número de pessoas com quadro grave da doença tenha assistência médica adequada, aumentando a chance de sobrevivência destas pessoas. Segundo ele, assim está sendo feito em nível de Brasil e assim será feito em Lavras. 

Cherem disse também que como o Brasil não foi o primeiro país a enfrentar a crise, aprendemos com outras nações e copiamos o que foi aplicado e eficiente neste locais, ele citou por exemplo, a responsabilidade pessoal, lavando às mãos, higienização e evitar tocar a boca, nariz e olhos e, principalmente, o bloqueio social, onde as pessoas não transitam com a doença. 

Se o bloqueio foi o mais eficaz a nível de controle público e somado a responsabilidade pessoal, está surtindo efeito, devemos fazer o mesmo aqui em Lavras, para isso, devemos criar consciência disso e interromper o fluxo das pessoas que transitam de um lado para outro espalhando a doença.

O Chefe do Executivo falou também que elaborou um decreto relacionado a Vigilância em Saúde, disse que publicaria outros e quantos for necessário até que a pandemia acabe. Falou que o primeiro, publicado na sexta-feira, dará agilidade as ações e possibilitará aquisição de materiais, contratação de serviços sem o processo burocrático das licitações.

Disse que já foram definidas algumas restrições como proibição de shows, cultos e celebrações religiosas, sobre este segundo assunto, Cherem disse que havia se reunido com pastores e espíritas na tarde de ontem e que eles foram muito receptivos e concordaram em encerrar os cultos e celebrações durante a pandemia, disse que eles já estavam preocupados com seus fiéis.

Sobre as academias coletivas, José Cherem disse que as aulas devem ser imediatamente suspensas por causa da sudorese, perdigoto e respiração, disse que por enquanto, as academias abertas, ao ar livre, são permitidas. Sobre os shows, o Chefe do Executivo disse que eles estão suspensos por um período de 30 dias podendo a proibção ser renovada a cada data, de acordo com o desenrolar da crise em saúde.

José Cherem disse também que se reuniu com os prefeitos da região de Lavras para tratar da crise, segundo ele, o objetivo é territoria: quanto mais for ampliado o escudo maior a proteção de seu município, ficou decido que eles tomarão medidas coletivas embasadas em dados epidemiológicos, o que garantirá o sucesso no controle da pandemia e da diminuição da gravidade, principalmente do acometimento abrupto de pessoas com quadro grave ao mesmo tempo, com as medidas aplicadas, possibilitará que estas pessoas tenham uma assistência médica adequada e não colapsará o sistema de saúde.

O médico José Cherem recomendou que as pessoas se estiverem gripadas não vão ao Pronto Socorro, que esta medida seja apenas em casos de sintomas mais graves com falta de ar. Disse que a prioridade e poupar as pessoas idosas, pessoas de 60 anos para cima, onde o índice de letalidade é maior, principalmente de 70 e 80 anos. Disse que estas pessoas que são o principal alvo do poder público. Crianças, adolescentes e adultos jovens, o índice de mortalidade é baixíssimo, próximo de zero, a não ser que elas tenham um histórico com outras patologias como diabetes, cardiopatia e outras.

Ele falou também que o foco é proteger os mais velhos e principalmente achatar a curva de acometimento, que um grupo pequeno de pessoas com caso grave da doença possa receber assistência médica adequada. José Cherem falou também que esteve reunido com reitores e diretores de universidades e faculdades de Lavras e que eles optaram pela suspenção das aulas presenciais. Com isso, o trânsito de pessoas será reduzido e isso terá impacto nas ações.

Falou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foi criado um fluxograma e que a UPA está sendo adaptada para receber os casos graves da doença, que estes pacientes ficarão no andar superior do prédio, onde serão atendidos por médicos, os casos mais graves serão encaminhadas para as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e os menos graves serão encaminhadas para casa onde se resguardarão obedecendo as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS). Ele falou também que a Santa Casa, o Hospital Vaz Monteiro e a UPA solicitaram mais dez leitos de UTIs para cada unidade no programa do governo que está ofertando 2 mil novos leitos de UTIs.

Ele falou que o pico de enfrentamento está previsto para o final do mês de abril e todo o mês de maio e mais uma vez ele falou da importância da diminuição da curva de acometimento, Sobre o tempo de duração da crise, o Prefeito disse que é necessário embasamento científico, de embasamento epidemiológico, não pode ser o que ele acha ou o que que o outro acha, tem de ter direcionamento e o direcionamento é pela infecção. Disse que quando o vírus começar a circular em Lavras será o momento de interrupções mais abruptas, como a proibição do transporte coletivo, qualquer tipo de festa, bares e aglomerações.

Depois o prefeito José Cherem passou a responder as perguntas dos jornalistas, uma delas, foi com respeito aos abusos de preços praticados por comerciantes inescrupulosos que aproveitam da crise e da necessidade das pessoas e majoram os preços. O Prefeito respondeu dizendo que já se reuniu com a Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público para tratar deste assunto específico. Segundo ele, é importante que estas pessoas tenham consciência de suas responsabilidades civil, criminal e pessoal.

Segundo ele, as orientações vão ser dadas através de decreto, é uma Situação de Emergência em Saúde Pública, aquelas pessoas que descumprirem elas podem ser penalizadas neste momento e futuramente, mas o Poder Público vai ter uma mão muito pesada relacionada a todas as instituições criminalmente, civilmente em relação a isso. É importante que essas pessoas saibam que estamos em Situação de Emergência em Saúde Pública, o descumprimento das medidas tomadas poderá acarretar problemas sérios.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras