Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 12/03/2020 14:40 - Atualizada em: 12/03/2020 19:49
Funed passa a realizar exames de coronavírus a partir desta quinta-feira
Até então, o exame era feito no laboratório de referência no Rio de Janeiro, na Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz)

Prédio da Funed, em Belo Horizonte, que a partir de hoje realizará exame de coronavírus

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   

A partir de hoje, quinta-feira, dia 12, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) passa a realizar exames para identificação do coronavírus (Covid-19) nas amostras dos casos suspeitos em Minas Gerais. Antes, o exame era feito no laboratório de referência no Rio de Janeiro, na Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). 

A Funed realizava exames de outras doenças infecciosas respiratória e, quando descartados todos os resultados, então as amostras eram enviadas a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Foi assim com a paciente de Lavras que era suspeita de ter contraído o coronavírus: seus exames na Funed deram negativos para outras doenças respiratórias, então ficou por conta da Fiocruz realizar o exame de coronavírus. 

Na segunda-feira, dia 9, a Fundação Ezequiel Dias recebeu kits para a realização de 250 testes. O material é composto por um conjunto de reagentes específicos para o Covid-19. "A Funed já tinha os equipamentos para a realização do exame, o laboratório adequado e técnicos aptos. O que precisávamos eram os kits com os reagentes", explica o chefe do Serviço de Virologia da Funed, Marcos Vinícius Ferreira da Silva.

Na semana passada, os profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro Sul, em Belo Horizonte, foram treinados para a coleta das amostras. Na próxima segunda-feira, dia 16, os profissionais da cidade de Ibirité, na Região Metropolitana, serão capacitados. A Funed está atendendo, sob demanda, as solicitações por treinamento.

A metodologia usada para o exame é chamada de PCR (Proteína C Reativa) em tempo real. Ela identifica o material genético do vírus presente na amostra. "É um exame seguro e eficiente", finaliza Marcos Silva.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras