Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 21/02/2020 08:16 - Atualizada em: 21/02/2020 11:40
Vigilância Epidemiológica de Lavras intensifica ações no combate ao mosquito da dengue
Em Lavras, segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, existe apenas um único caso registrado

O combate ao mosquito Aedes aegypti é fundamental, ele é transmissor da chikungunya, da dengue, zika e febre amarela, doenças que podem matar

 

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O período de chuvas pelo qual passa o Brasil, somado ao calor do Verão, exige que os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya sejam redobrados, essa condição climática aumenta as chances de propagação dessas doenças, já que cria o ambiente "perfeito" para a reprodução do Aedes aegypti.

Com o risco de surto das doenças causadas pelo mosquito, em Lavras a Vigilância Epidemiológica tem estratégias de combate. A iniciativa consiste em limpeza de terrenos públicos, transporte de materiais inservíveis descartados, visita de agentes de combate às endemias, entre outros. 

Pouco adianta estas ações se não tiver o apoio da população, o morador é o agente de saúde da própria casa, durante 24 horas. O morador deve se dedicar elo menos 10 minutos por semana para identificar e eliminar os possíveis criadouros.

Entre as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde para acabar com os focos em casa estão: manter calhas sempre sem folhas ou materiais que possam impedir a passagem da água; guardar baldes com a boca virada para baixo e preencher os pratinhos de vasos de planta com areia até a borda.

Em relação aos sacos de lixo, a recomendação é de fechar bem e não deixar ao alcance de animais. Outra precaução é a limpeza da caixa d'água, um dos locais mais comuns para focos do mosquito Aedes. Para isso, esse reservatório de água deve ser esvaziado até que chegue a um nível de, mais ou menos, um palmo de altura. A partir daí, esfregar as paredes e o fundo da caixa com escova. Quando terminar a limpeza, retirar a água suja com balde e a sujeira com pá de plástico. E não se esqueça: sempre manter a caixa d'água fechada.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras