Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque / História /


Publicada em: 09/02/2020 13:01 - Atualizada em: 10/02/2020 12:55
Neste domingo faz 59 anos que morreu um ex-presidente da República que morou em Lavras
Ele reeleito para dois mandatos sucessivos na Câmara dos Deputados, em 1950 e 1954

Carlos Coimbra da Luz, presidente da República, discursa na rádio na A Hora do Brasil; Foto: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) 


 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Hoje, domingo, dia 9 de fevereiro, está fazendo 59 anos que morreu uma das figuras políticas mais importantes do Brasil e que passou sua infância e adolescência em Lavras, onde foi aluno do Grupo Escolar Firmino Costa e do Instituto Gammon. Carlos Coimbra da Luz, o Carlos Luz, morreu no Rio de Janeiro, aos 67 anos no dia 9 de fevereiro de 1961.

Ele era filho do desembargador Alberto Gomes Ribeiro da Luz e dona Augusta Cesarina de Assis Coimbra da Luz. Seu pai Alberto Luz, foi empossado como juiz de direito no dia 6 de agosto de 1901. Carlos Luz nasceu em Luminárias, então distrito de Lavras, mas foi registrado em Três Corações e muito jovem veio morar em Lavras, onde estudou. Ingressou na política e foi vereador na cidade de Leopoldina e posteriormente sendo eleito prefeito no período de 1923 a 1932.

Participou do governo federal a partir de 1932, quando assumiu a Secretaria da Agricultura, Viação e Obras Públicas de Minas Gerais, cargo que exerceu até 1933, quando passou a comandar a secretaria do Interior do mesmo Estado até 1935.

Foi eleito deputado federal por Minas Gerais pelo PP (Partido Progressista) (1935-1937) e convidado para assumir a presidência da Caixa Econômica Federal, de 1939 a 1946. Não chegou a assumir o cargo de deputado federal para o qual foi eleito pelo PSD (Partido Social Democrático) porque foi nomeado para assumir o ministério da Justiça e Negócios Interiores, em 1946, no governo de Café Filho. Após sua substituição no cargo de ministro, reassumiu como deputado federal e foi reeleito pelo mesmo partido por mais dois mandatos (1947-1961).

Assumiu a presidência da República em 8 de novembro de 1955, quando Café Filho foi afastado em virtude de um movimento político. De acordo com a Constituição de 1946, caberia ao presidente da Câmara dos Deputados, cargo exercido por Carlos Luz na época, o poder do país na ausência do presidente e vice-presidente.

Carlos Luz permaneceu apenas dois dias no comando do país. Foi deposto no dia 11 de novembro pelo golpe militar liderado pelo então ministro da Guerra, general Lott. Atribuíram a deposição de Carlos Luz a manobras políticas para impedir a posse de Juscelino Kubitschek, eleito presidente.

O Congresso Nacional proibiu Carlos Luz de permanecer no poder e designou Nereu Ramos, então presidente do Senado, para assumir a presidência até a posse de Kubitschek. 

Carlos Luz foi casado duas vezes, a primeira com Maria José Dantas Luz, de quem ficou viúvo e com quem teve dois filhos e, em segundas núpcias, com Graciema Junqueira da Luz, com quem também teve dois filhos. Faleceu no Rio de Janeiro em 9 de fevereiro de 1961. Ele foi sucessor de Café Filho e sucedido por Nereu Ramos, Carlos Luz foi o 19º Presidente da República do Brasil. 

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Homicídio em Lavras: rapaz morre a pauladas no bairro Nossa Senhora de Lourdes Furto em escola pública de Lavras: PM prendeu um dos ladrões e recuperou os objetos
   
Criminosos armados assaltam casa lotérica em Lavras - veja vídeo PM prende ladrões de gado na cidade de Perdões; animais eram vendidos em Lavras
   
Caixa amplia horário de atendimento das agências para saque de auxílio emergencial Bolsonaro nomeia João Chrysostomo de Resende Júnior como reitor da Ufla
.

Flashes de Notícias:

Jovem de 33 anos falece com suspeita de coronavírus em Lavras Mais um caso de coronavírus confirmado em Lavras
   
Primeiro caso de coronavírus confirmado em Lavras Falecimento de idosa que estava com suspeita de coronavírus em Lavras
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras