Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque /


Publicada em: 09/02/2020 13:01 - Atualizada em: 10/02/2020 12:55
Neste domingo faz 59 anos que morreu um ex-presidente da República que morou em Lavras
Ele reeleito para dois mandatos sucessivos na Câmara dos Deputados, em 1950 e 1954

Carlos Coimbra da Luz, presidente da República, discursa na rádio na A Hora do Brasil; Foto: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) 


 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Hoje, domingo, dia 9 de fevereiro, está fazendo 59 anos que morreu uma das figuras políticas mais importantes do Brasil e que passou sua infância e adolescência em Lavras, onde foi aluno do Grupo Escolar Firmino Costa e do Instituto Gammon. Carlos Coimbra da Luz, o Carlos Luz, morreu no Rio de Janeiro, aos 67 anos no dia 9 de fevereiro de 1961.

Ele era filho do desembargador Alberto Gomes Ribeiro da Luz e dona Augusta Cesarina de Assis Coimbra da Luz. Seu pai Alberto Luz, foi empossado como juiz de direito no dia 6 de agosto de 1901. Carlos Luz nasceu em Luminárias, então distrito de Lavras, mas foi registrado em Três Corações e muito jovem veio morar em Lavras, onde estudou. Ingressou na política e foi vereador na cidade de Leopoldina e posteriormente sendo eleito prefeito no período de 1923 a 1932.

Participou do governo federal a partir de 1932, quando assumiu a Secretaria da Agricultura, Viação e Obras Públicas de Minas Gerais, cargo que exerceu até 1933, quando passou a comandar a secretaria do Interior do mesmo Estado até 1935.

Foi eleito deputado federal por Minas Gerais pelo PP (Partido Progressista) (1935-1937) e convidado para assumir a presidência da Caixa Econômica Federal, de 1939 a 1946. Não chegou a assumir o cargo de deputado federal para o qual foi eleito pelo PSD (Partido Social Democrático) porque foi nomeado para assumir o ministério da Justiça e Negócios Interiores, em 1946, no governo de Café Filho. Após sua substituição no cargo de ministro, reassumiu como deputado federal e foi reeleito pelo mesmo partido por mais dois mandatos (1947-1961).

Assumiu a presidência da República em 8 de novembro de 1955, quando Café Filho foi afastado em virtude de um movimento político. De acordo com a Constituição de 1946, caberia ao presidente da Câmara dos Deputados, cargo exercido por Carlos Luz na época, o poder do país na ausência do presidente e vice-presidente.

Carlos Luz permaneceu apenas dois dias no comando do país. Foi deposto no dia 11 de novembro pelo golpe militar liderado pelo então ministro da Guerra, general Lott. Atribuíram a deposição de Carlos Luz a manobras políticas para impedir a posse de Juscelino Kubitschek, eleito presidente.

O Congresso Nacional proibiu Carlos Luz de permanecer no poder e designou Nereu Ramos, então presidente do Senado, para assumir a presidência até a posse de Kubitschek. 

Carlos Luz foi casado duas vezes, a primeira com Maria José Dantas Luz, de quem ficou viúvo e com quem teve dois filhos e, em segundas núpcias, com Graciema Junqueira da Luz, com quem também teve dois filhos. Faleceu no Rio de Janeiro em 9 de fevereiro de 1961. Ele foi sucessor de Café Filho e sucedido por Nereu Ramos, Carlos Luz foi o 19º Presidente da República do Brasil. 

Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Resgate de vítima de acidente na BR-265 mobilizou bombeiros de Lavras e São João del-Rei - veja fotos Corpo de Bombeiros de Lavras debelou o incêndio na Serra da Bocaina
   
Caminhão carregado com dinamite cai em rio no Sul de Minas e motorista morre - veja vídeo Fiocruz avalia que volta as aulas em Minas colocará em risco mais de 1 milhão de pessoas
   
Grupo de Fotógrafos Amadores de Lavras registrou passagem do cometa Neowise - veja fotos Manifestação pró-Bolsonaro em Lavras tem outdoors de apoio
   
Empresária denunciada pela Prefeitura de Lavras deixou o presídio de Elói Mendes para cumprir prisão domiciliar Diretório Municipal do PT manifesta sobre eleição em Lavras
.

Flashes de Notícias

.  

Blog Sabrina Cicareli:

Decoração da minha Kitnet Tudo de Bom no Os Mais Influentes Revista Elitte 2019
   
Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras