Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 29/01/2020 10:20 - Atualizada em: 29/01/2020 16:21
Suspeita de coronavírus coloca Minas Gerais em "estado de perigo iminente"
São três níveis de classificação: "estado de alerta", "perigo iminente" e "emergência na saúde pública"

Ministério da Saúde acompanha o caso de Minas e considera o único suspeito em todo o país. Mais dois casos são investigados, um no Paraná e outro no Rio Grande do Sul. Imagem extraída da cgu.br

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Sai na sexta-feira, dia 31, o resultado dos exames da jovem de 22 anos que está internada em Belo Horizonte com suspeita de ter contraído o coronavírus. Ela esteve em Wuhan, na China, e ao retornar para o Brasil apresentou todos os sintomas da doença e foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Sul de Belo Horizonte na última sexta-feira, dia 24, depois transferida para o Hospital Eduardo de Menezes, que é referência em tratamento de doenças infectocontagiosas.

O Centro de Operações de Emergência (COE) havia classificado a situação como sendo "estado de alerta" e ontem, terça-feira, dia 28, passou para o nível de "perigo iminente". 

A escala do COE é de três níveis, sendo o nível 1, de alerta, ativado em caso de observação e monitoramento de casos de novo vírus ou doença em outros países. Já o nível 2, de perigo iminente, ocorre quando há um caso suspeito de um novo vírus ou doença no Brasil e, o nível 3, de emergência na saúde pública, ocorre se o caso for confirmado. 

O que muda entre os níveis 1 e 2, segundo o ministro da Saúde Henrique Mandetta, "é que precisamos estar extremamente atentos agora". O objetivo é identificar se já há a circulação do vírus no país. Ainda conforme o Ministério da Saúde, foram registrados 7 mil rumores sobre o coronavírus no Brasil e 127 casos foram avaliados. Destes, 10 foram notificados e somente um é tratado como suspeito, o da paciente de Minas Gerais".

Os sintomas do coronavírus são muito parecidos com os da gripe: coriza, dor de garganta, febre, dificuldade para respirar, desconforto intestinal. O tratamento também é o mesmo dado a outras doenças virais transmitidas pelo ar, como reforço na hidratação, repouso e medicação para febre. O período de incubação desse vírus é de 14 dias.

O que devemos fazer agora? No momento, o Ministério da Saúde disse que a situação está sob controle e que não existe motivos para pânico, mas para se prevenir contra o coronavírus, deve-se ter uma atenção redobrada em relação à higiene: lave bem as mãos, não compartilhe objetos de uso pessoal, mantenha os ambientes bem ventilados, evite contato com quem apresenta sintomas de doença respiratória.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras