Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Acidente /


Publicada em: 24/01/2020 15:25 - Atualizada em: 24/01/2020 21:45
Celular explode enquanto carregava, acidente aconteceu em Campo Belo
O aparelho estava carregando no quarto, a bateria superaqueceu e explodiu

Quarto incendiou e queimou tudo que estrava dentro. Fotos: Redes Sociais

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
   


No mês passado, em dezembro, uma mulher que mora na avenida Juscelino Kubistchek colocou um aparelho celular para carregar numa bancada de granito, na área de serviço de sua casa. Algum tempo depois ela percebeu que o aparelho estava soltando fumaça e desligou imediatamente o carregador da parede. O aparelho celular ficou destruído, mas ela evitou que acontecesse um incêndio em sua casa, até porque, próximo ao aparelho havia uma grande quantidade de roupas que ela havia colocado na bancada para passar.

No dia 9 de novembro, uma família da cidade de Candeias (MG) levou muito susto quando um aparelho celular que estava carregando num dos quartos da casa explodiu. Ninguém saiu ferido, mas o fogo destruiu parcialmente alguns objetos que estavam em cima de uma mesa, onde o aparelho estava carregando. 

Também no final do ano, a mídia estadual divulgou um acidente acontecido em Montes Claros, no Norte de Minas, onde morreu um menino de 13 anos após receber um choque elétrico ao colocar um telefone celular para carregar.

Os acidentes envolvendo aparelhos celulares são frequentes, muitos, aqueles mais simples, nem são notificados e divulgados. Para se ter uma ideia, de janeiro a outubro do ano passado, 23 pessoas haviam morrido vítimas de acidentes com aparelhos celulares, os números são da Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos de Eletricidade (Abracopel). 

Ontem, quinta-feira, dia 23, na cidade de Campo Belo, um aparelho celular que foi colocado para carregar e explodiu, o acidente aconteceu na rua Professor José Florêncio, no bairro Eldorado. O aparelho foi deixado carregando no quarto, que ficou parcialmente destruído pelo fogo. Ninguém se feriu.

Veja como evitar acidentes com aparelhos celulares:

Não usar o aparelho ligado à tomada, principalmente em caso de tempestades com descarga elétrica, o usuário pode levar um choque, assim como quando sai do banheiro ou da piscina descalço e/ou com o corpo molhado. O mesmo vale para o carregador portátil (power bank). O uso do celular conectado à tomada pode gerar um superaquecimento e até explodir a bateria. Se precisar usar, desconecte o aparelho. Também evite as extensões.

Não carregar o celular em lugares com água ou objetos inflamáveis. Não pode deixar o celular carregando sobre superfícies em contato com a água, como banheiros e cozinhas, e propícios a incêndios, como as camas, banco do carro, perto de cortinas, objetos de madeira ou outros que propaguem fogo. Escolha superfícies lisas e em locais arejados.

Não usar acessórios piratas, os produtos não costumam ter itens fundamentais para a segurança de quem usa e não têm controle de qualidade. Falhas internas podem gerar curto circuito e o barato acaba saindo caro.

Não carregar o celular com a capinha, a capa dos aparelhos acaba fazendo o papel de um cobertor, impedindo a troca de temperatura do aparelho com o ambiente, resultando em superaquecimento, que pode causar incêndio ou explosão.

Não usar o aparelho se ele estiver aquecido, alguns aparelhos costumam esquentar durante o uso, mesmo sem estar conectados a um carregador. Nesse caso, a pessoa pode usar um app que suspende ações em segundo plano. Se não resolver, desligue o aparelho, tire a capinha ou até retire a bateria se possível. Quando a temperatura normalizar, volte a usar.

Não carregar o celular nas tomadas com defeito, o contato pode danificar o aparelho ou causar choque elétrico.

As informações sobre segurança ao carregar os aparelhos celulares são da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais
 

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras