Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 01/06/2011 11:37 - Atualizada em: 01/06/2011 15:40
Descoberta histórica enterrada na praça das Mercês, em Lavras
Uma parte da história da cidade foi descoberta numa escavação na praça Monsenhor Domingos Pinheiro, na manhã desta quarta-feira.

     

Durante a obra de recuperação da praça, documentos e objetos históricos foram encontrados. Fotos: Jornal de Lavras

 

Clique aqui e acesse o MANICÔMIO desta semana

Na manhã desta quarta-feira, dia primeiro, a responsável pelo setor de parques e jardins da Prefeitura de Lavras, a engenheira Alessandra Teixeira da Silva e sua equipe, trabalhavam na recuperação da praça Monsenhor Domingos Pinheiro, a praça das Mercês, como é mais conhecida a pracinha da igreja de Nossa Senhora das Mercês. Quando um funcionário cavava o terreno para poder soltar a terra para facilitar o plantio de grama, ele encontrou uma pequena laje de concreto.

A laje foi removida e encontra uma caixa de chapa galvanizada com tampa; aberta a caixa, uma surpresa: foram encontrados dois exemplares do jornal A Gazeta, datados de 14 de junho de 1959 e outro de 20 de setembro de 1959, além de algumas moedas da época e pequenas medalhas de santo.

Junto aos jornais havia uma carta datilografa e assinada, mas devido à umidade destes 54 anos, o papel ficou deteriorado, sendo possível ler apenas alguns trechos. A carta citava a presença de irmãs de caridade do Colégio Nossa Senhora de Lourdes e da Santa Casa de Misericórdia.

Revendo as efemérides da cidade descobrimos que a praça das Mercês passou a denominar-se praça Monsenhor Domingos Pinheiro no dia 20 de setembro de 1959, exatamente a data de um dos exemplares do jornal encontrado na caixa. Sobre o outro jornal com data de 14 de junho, também do mesmo ano, descobrimos também nas efemérides que se trata da publicação de uma lei do vereador José Alfredo Unes, que deu denominação àquela praça de Monsenhor Domingos Pinheiro.

Monsenhor Domingos Evangelista José Pinheiro foi o fundador do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em 11 de fevereiro de 1900, sendo o colégio, sob a direção das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, a primeira Congregação fundada em Minas Gerais.

Na solenidade da nova denominação e da instalação da caixa com os exemplares do jornal As Gazetas, com as moedas e as medalhas, estavam presentes, segundo dados encontrados nas efemérides do município, além do vereador José Alfredo Unes e das irmãs do colégio e da Santa Casa, o prefeito Silvio Menicucci, o padre Luiz Tings e muitos convidados. Ainda segundo as efemérides, a solenidade foi abrilhantada pela Banda do 8º Batalhão.

Clique aqui e comente esta notícia no Facebook do Jornal de Lavras

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras