Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


cotidiano / Política /


Publicada em: 22/01/2020 15:55 - Atualizada em: 23/01/2020 11:21
José Cherem anuncia que não será candidato a reeleição a prefeito de Lavras
Ele não será candidato por imposição da legislação, que veta a eleição de membros do mesmo núcleo familiar em três eleições consecutivas

José Cherem, prefeito de Lavras

 

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    

Na manhã de hoje, quarta-feira, dia 22, o prefeito José Cherem concedeu uma entrevista exclusiva para o Jornal de Lavras, Cherem revelou que não será candidato a reeleição, não por sua vontade, mas por imposição da legislação, que veda a eleição de membros do mesmo núcleo familiar em três disputas eleitorais consecutivas para o mesmo cargo. Nenhum dos irmãos, Marcos Cherem, Fábio Cherem ou José Cherem poderá participar do pleito para o cargo executivo municipal em 2020. Este ano será o primeiro, após 12 anos de eleição em Lavras, sem a presença da família Cherem.

A entrada da família Cherem na política lavrense se deu em 2008, quando Marcos Cherem candidatou-se a vereador e Fábio Cherem a prefeito de Lavras. Naquele ano, pela primeira vez, os irmãos concorreram a um cargo público eleitoral.

Marcos foi eleito e atuou intensamente na Câmara Municipal, enquanto Fábio foi derrotado, mas posteriormente eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual em 2010.

Já em 2012, Marcos disputou a prefeitura, numa disputa acirrada contra Silas Costa Pereira, que havia sido secretário Municipal da então prefeita Jussara Menicucci. Silas recebeu todo apoio da máquina administrativa apoiada na época pela então prefeita Jussara Menicucci, pelo governador da época, Antônio Anastasia, e pelo ex-senador Aécio Neves. 

Mesmo com o apoio da máquina local e estadual direcionada a Silas Costa Pereira, Marcos Cherem venceu a eleição com cerca de 48% dos votos válidos, ele foi empossado e governou entre 2013 e setembro de 2014, quando foi retirado do cargo por decisão judicial, depois de uma articulação política do PSDB lavrense, com o apoio da ex-prefeita Jussara Menicucci, do ex-senador Aécio Neves e do então governador Antônio Anastasia.

Silas, que também era do PSDB, assumiu a prefeitura, porém, a ex-prefeita Jussara Menicucci sentiu que poderia perder a liderança do PSDB e ocorreu um racha no partido. Silas migrou para o PMDB, porém, sua administração não agradou aos lavrenses e ele terminou seu mandato sem disputar a reeleição e sem indicar um sucessor. 

Enquanto isso, ainda em 2014, Fábio Cherem foi reeleito deputado estadual. Já em 2018 ele disputou uma vaga ao Senado Federal, não atingindo a vitória, mas obtendo a maior votação individual de um lavrense em Minas Gerais, com quase 1 milhão de votos.

Em 2016 no pleito municipal, José Cherem venceu a eleição com aproximadamente 80% dos votos válidos, dando seguimento ao modelo político do grupo, procurando se destacar com investimentos na educação, na mobilidade urbana, na preservação ambiental, drenagem pluvial, saúde complementar, também procurando sempre dar transparência dos atos públicos.

Diante deste entendimento jurídico, cria-se neste momento em Lavras a expectativa de quais os nomes irão concorrer nas eleições de 2020 e encerra-se assim, pelo menos por enquanto, um ciclo político na cidade.


Clique AQUI e comente no facebook do Jornal de Lavras

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
#jornaldelavras Eduardo Cicarelli Sabrina Cicareli

Leia também:

Homicídio em Lavras: rapaz morre a pauladas no bairro Nossa Senhora de Lourdes Furto em escola pública de Lavras: PM prendeu um dos ladrões e recuperou os objetos
   
Criminosos armados assaltam casa lotérica em Lavras - veja vídeo PM prende ladrões de gado na cidade de Perdões; animais eram vendidos em Lavras
   
Caixa amplia horário de atendimento das agências para saque de auxílio emergencial Bolsonaro nomeia João Chrysostomo de Resende Júnior como reitor da Ufla
.

Flashes de Notícias:

Jovem de 33 anos falece com suspeita de coronavírus em Lavras Mais um caso de coronavírus confirmado em Lavras
   
Primeiro caso de coronavírus confirmado em Lavras Falecimento de idosa que estava com suspeita de coronavírus em Lavras
.  

Blog Sabrina Cicareli:

Tudo de Bom no Destaque Sales Pesquisa Lavras 2019 Série Viajadamente no Chile - Parte 7 - Valle Nevado
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 6 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 5 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 4 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 3 - Tour em Santiago
   
Série Viajadamente no Chile - Parte 2 - Tour em Santiago Série Viajadamente no Chile - Parte 1 - Tour por Santiago
   

.

 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras