Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 22/01/2020 12:45 - Atualizada em: 23/01/2020 00:43
"Túnel" antigo da Zona Norte de Lavras está recebendo melhorias
O novo "túnel" é 60 centímetros mais alto e mais largo que o velho, por isso, o fluxo para quem atravessa sentido Cohab, não tem problema, o que não acontece na volta

"Túnel" da direita é o antigo, construído há 126 anos e que está sendo alargado para poder facilitar o fluxo de veículos. Foto: Jornal de Lavras

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

No dia 14 de setembro de 2014 foi inaugurada a passagem sob a linha férrea na Zona Norte, o Túnel "Luiz Cherem", que foi a abertura de uma segunda passagem sob a linha férrea que solucionou um gargalo que durante anos represou o crescimento de Lavras naquela região. A nova passagem nunca ofereceu problemas para motoristas de ônibus ou caminhões.

A velha passagem foi construída há mais de 126 anos, pelo menos é o mais antigo registro desta construção que consta das efemérides da cidade: "No dia 17 de setembro de 1894, foi recebida com muita emoção pelos lavrenses o comboio da Companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas. Na oportunidade, falou em nome da comunidade o alferes José Sylvio do Amaral, que saudou a Companhia Estrada de Ferro Oeste de Minas, representada pelos senhores: Randolpho Paiva, Antônio Francisco Rocha e Joaquim Braga".

Esta foi a primeira vez que o "túnel" foi usado, quando a locomotiva passou sobre ele há 126 anos, trazendo o progresso para Lavras numa época em que nem existia automóveis. Com o passar dos anos, a pequena Lavras foi crescendo e surgiram bairros que hoje fazem parte da história de Lavras, como a Lavrinhas, que abrigava os trabalhadores da Estrada de Ferro e da Fabril Mineira. Mais tarde chegou a Metalúrgica Matarazzo naquela região da cidade, gerando mais empregos.

Acontece que o "túnel" que trouxe o progresso para Lavras, passou a dificultar investimentos na cidade. Para se ter uma ideia, no auge da Metalúrgica Matarazzo, um dos maiores grupos empresariais do Brasil, que teve uma unidade fabril em Lavras, estudou a possibilidade de transformar Lavras em um dos centros mais importantes da então chamada Metalma. Uma grande unidade de estamparia seria instalada na cidade, ampliando a planta da fábrica.

O projeto só não seguiu adiante exatamente por causa do gargalo do "túnel", que impossibilitava a passagem de grandes equipamentos e caminhões de transportes. Na época estudou-se uma passagem sobre a linha férrea, o que seria a continuação da avenida Pedro Salles e atravessaria sobre a linha, porém, a Rede Ferroviária não permitiu, com isso, Lavras perdeu uma das maiores unidades de estamparia da América Latina, que foi implantada na cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O gargalo atrasou a região da Zona Norte por décadas e foi um desafio para muitos prefeitos, desde a década de 70, quando Maurício Pádua, o primeiro prefeito que demonstrou vontade e interesse em fazer o alargamento da passagem sob a linha férrea, foi impedido por diversos fatores. De 1976 até 14 de setembro de 2014, a passagem desafiou políticos e empresários, até que a segunda passagem foi aberta pelo ex-prefeito Marcos Cherem.

O problema foi totalmente resolvido, o novo "túnel" é mais alto e mais largo que o antigo, porém, caminhões e ônibus que sobem para a Cohab ou Lavrinhas, quando descem desses bairros em direção a praça Dr. José Esteves, tem, obrigatoriamente que passar pelo velho túnel. Por ser mais baixo e mais estreito, veículos pesados e maiores chegam a agarrar, provocando transtorno no trânsito.

Agora a Prefeitura de Lavras está alargando o velho túnel, para facilitar a passagem de caminhões e ônibus e até mesmo de veículos menores. Com a realização desta obra espera-se que o problema de caminhões e ônibus que ficam agarrados naquele local seja finalmente resolvido.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras