Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Economia /


Publicada em: 20/01/2020 16:30 - Atualizada em: 21/01/2020 08:27
Cemig dá dicas para economizar energia durante o período de férias
Mudanças de hábitos simples são fundamentais para que não haja surpresas na conta de energia

Imagem ilustrativa, foto Jornal de Lavras

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O período de férias escolares e as altas temperaturas registradas em janeiro podem fazer com que a conta de energia fique mais elevada do que o costume. Seja pelo fato de que as pessoas fiquem mais tempo em casa ou pelo uso de aparelhos eletrônicos utilizados para climatizar o ambiente. Por isso, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) orienta os consumidores sobre o que fazer para não ter surpresas em relação a conta de energia, com mudanças simples que podem fazer a diferença e evitar sustos na hora do pagamento.

É importante estar atento, ainda, ao aumento do número de pessoas em casa, que é característico do período de férias, já que nesta época do ano é comum receber visitas. Com mais pessoas em casa, também sobe a quantidade de banhos e de uso do chuveiro, que é o equipamento que mais consome energia em uma residência, por sua alta potência.

A dica é reduzir o tempo de banho e, se possível, colocar o seletor de temperatura na posição 'verão', o que reduz a potência em 30% e pode proporcionar uma redução no consumo ao final do mês de até 10%. Outra dica é substituir o chuveiro convencional de três posições por duchas eletrônicas que possibilitam mais variações na temperatura e consequentemente a redução da potência do equipamento conforme a necessidade de cada dia.

Neste período do ano, é comum as famílias fazerem viagens por longos períodos. E nem sempre nos lembramos dos cuidados que devemos ter em casa. No caso dos aparelhos elétricos é preciso ter uma atenção especial.

É recomendável retirar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas e manter apenas aqueles essenciais à segurança e resfriamento de alimentos. Isso evita o consumo de aparelhos em stand-by, responsável por até 15% do consumo do equipamento.

Caso as férias sejam curtidas em casa, vale prestar atenção no uso dos equipamentos.

É comum aumentarmos o uso de aparelhos eletrônicos como videogames, TVs, computadores, tablets, celulares e brinquedos eletrônicos. Por isso, é sempre muito importante só deixar o aparelho ligado na tomada se realmente estiver usando.

A geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, em virtude do abre e fecha ao longo do dia. Uma geladeira em bom estado de uso funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês.

Por isso, evite colocar alimentos ainda quentes no eletrodoméstico, pois isso aumenta o consumo. E converse com suas crianças para que eles peguem tudo o que querem de uma vez só na hora de abrir a geladeira.

Sem preocupação com horários e lição de casa, crianças adoram aproveitar esse período para assistir a seus programas favoritos. Seja vendo TV a cabo ou streaming, são capazes de passar horas seguidas em frente à tela. Até o momento em que desabam no sono, sem mexer no controle remoto.
Para evitar o desperdício de energia, caso isso aconteça, a dica é utilizar o temporizador para desligamento automático disponível na grande maioria dos televisores.

O computador também deve receber atenção. Normalmente, deixamos o equipamento ligado o tempo inteiro. Mas, apesar de estar preparado para funcionar durante horas seguidas e até dias, é importante desligá-lo, inclusive o estabilizador, em caso de viagem.

Nas pequenas pausas, desligar o monitor conta e muito na hora de economizar energia. Ele é responsável por até 70% do consumo desse equipamento.

O ar condicionado é um dos equipamentos mais utilizados para amenizar as altas temperaturas. E atenção: estes aparelhos tem potência elevada mesmo nas versões mais modernas e eficientes. Um modo de economizar energia ao usar o ar condicionado é reduzir o tempo de funcionamento desse aparelho.

O ventilador é outro equipamento para amenizar o calor intenso, mas, apesar de ter menor potência que o ar condicionado, também deve ser usado com prudência. O ventilador poderá ter uma parcela significativa na conta de energia caso fique o tempo todo ligado na velocidade máxima.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
  

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras