Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ Saúde /


Publicada em: 18/01/2020 22:11 - Atualizada em: 19/01/2020 17:23
Campo Belo é a terceira cidade de Minas com maior número de casos de dengue em 2020
Campo Belo fica atrás apenas de Belo Horizonte, com 459 casos, e Uberlândia com 169. Lavras aparece com três casos

Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O número de casos de dengue, zika e chikungunya – doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – cresceu em 2019. Os dados são do último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. No ano passado, foram registrados mais de 1,5 milhão de casos prováveis de dengue em todo o Brasil. Em 2018, o número foi de 205,7 mil.

As regiões Centro-Oeste e Sudeste lideraram, no ano passado, os registros da doença. Com relação aos casos de chikungunya, os dados também preocupam autoridades, totalizando mais de 130 mil notificações. O vírus da zika representa a menor parcela, com cerca de 10 mil casos prováveis. 

Este ano de 2020, segundo o Boletim Epidemiológico publicado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, três cidades se destacam com o número elevado de casos prováveis de dengue, são elas: Belo Horizonte, com 459 casos; Uberlândia, com 169 casos e Campo Belo, na região de Lavras, com 129 casos prováveis de dengue nos 14 primeiros dias de janeiro deste ano. No boletim Lavras aparece com três casos. 

As causas para a alta proliferação do Aedes aegypti são diversas. O médico sanitarista da Fiocruz Claudio Maierovitch aponta o calor intenso e a quantidade de locais disponíveis para que a fêmea do mosquito deposite os ovos como as principais causas da proliferação dos focos. 

Ele se refere ao fator para a proliferação do mosquito é a disponibilidade de recipientes com água, principalmente limpa. Pode ser uma caixa d'água, piscina abandonada, garrafas que estão expostas, pneus velhos, que é uma das coisas mais comuns quando se fala na proliferação do Aedes, muitas vezes esses pratinhos que se coloca embaixo dos vasos de plantas para que não pingue água no chão.

O Ministério da Saúde tem algumas recomendações para a limpeza dos reservatórios de água: é importante mantê-los tampados; a limpeza deve ser periódica, com água, bucha e sabão; e, ao acabar a água do reservatório, é necessário fazer uma nova lavagem nos recipientes e guardá-los de cabeça para baixo.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras