Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


notícias /


Publicada em: 10/01/2020 12:09 - Atualizada em: 10/01/2020 17:15
Passeio de Maria Fumaça entre São João del-Rei e Tiradentes terá horários especiais neste mês de janeiro
A linha turística no Campo das Vertentes é uma ótima opção para passeio de férias

O passeio não é cansativo, tem duração de menos de uma hora e com paisagens de tirar o fôlego (Foto: site trilhosdeminas.com)

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

As férias escolares e a tradicional Mostra de Cinema de Tiradentes atraem turistas de vários cantos do Brasil até aquela cidade turística que fica a 112 km de Lavras. Quem deseja conhecer um pouco da história local, pode embarcar no passeio de Maria Fumaça que conecta São João del-Rei e Tiradentes.

O percurso dura cerca de 45 minutos, cruzando fazendas centenárias, rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século XIX. O trajeto é feito por 12 quilômetros da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurada em 1881 por D. Pedro II. A única no mundo que ainda circula em bitola de 76 cm, a Maria-Fumaça tem capacidade para transportar até 250 passageiros por viagem.

Os trens funcionam de sexta-feira a domingo, com saídas de ambas as cidades pela manhã e à tarde. Em feriados, férias e durante eventos especiais, a VLI, responsável pela operação, disponibiliza horários extras para milhares de turistas que visitam a região.

A Maria Fumaça conta com um vagão adaptado para facilitar o acesso de cadeirantes. A entrada e uma rampa nas estações têm melhorado não só a locomoção de pessoas com deficiência como também o acesso dos idosos.

A rota cruza rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século XIX. No trajeto é possível avistar belas paisagens, como o Rio das Mortes e a Serra de São José, área de preservação ambiental também conhecida como Serra de Tiradentes.

A estação de São João del-Rei é uma atração à parte. No prédio, também construído no século XIX, funciona o Museu Ferroviário inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas. O acervo reúne objetos que contam a história da ferrovia no Brasil e na região, como a EFOM nº 1, a primeira locomotiva da ferrovia. Pela riqueza de materiais, o Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas é um dos maiores do Brasil.

Para saber horários de funcionamento do Museu Ferroviário, valores das passagens da Maria Fumaça, horários de saída e chegada e outras informações turísticas, clique AQUI.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras