Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 07/01/2020 12:50 - Atualizada em: 07/01/2020 21:43
Ministério da Saúde está preocupado com o aumento do número de vítimas de escorpiões
Os dados foram divulgados hoje, além do aumento do número de vítimas, outro dado preocupa: é o grau de toxidade do escorpião amarelo que tem aumentado nos últimos anos

Escorpião-amarelo Tityusserrulatus a espécie mais comum em Lavras. Foto: Instituto Butantã

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481
 

O Ministério da Saúde divulgou na manhã de ontem, segunda-feira, dia 6, um dado preocupante: no ano passado, mais de 127 mil pessoas foram vítimas de escorpiões, dessas, 133 morreram em todo o Brasil.

A preocupação das autoridades de saúde é com o aumento do número de acidentes com estes animais peçonhentos e agora com a chegada do verão, o calor e a chuva alvoraçam os escorpiões e o risco de ser picado é ainda maior. 

O escorpião não é um inseto, mas um aracnídeo. O animal pode viver até 6 anos e geralmente eles vivem em ambientes desérticos ou em matas. Porém, com a destruição de seu habitat, eles vieram lutar pela sobrevivência nas cidades.

Outra preocupação do Ministério da Saúde é com um dado verificado no ano passado com a espécie Tityusserrulatus, o escorpião-amarelo, a espécie mais comum em Lavras. O grau de toxidade do veneno deste escorpião tem aumentado com o passar dos anos.

Apesar do ápice do problema se localizar no período do verão, ele pode se estender por todo o ano. Por isso é importante conhecer os principais tipos de animais existentes. Há duas principais espécies de escorpiões mais temidas em solo brasileiro: o escorpião-marrom e o escorpião-amarelo. Esses dois tipos são responsáveis pela quase totalidade dos acidentes com os animais peçonhentos. 

Os escorpiões gostam de ambientes úmidos e escuros. Sua alimentação principal é feita por meio de insetos como barata, aranhas, larvas de outros insetos, grilos, entre outros. Por isso é importante manter o controle de pragas em dia.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras