Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/ /


Publicada em: 29/11/2019 14:30 - Atualizada em: 29/11/2019 20:18
Ibama e Polícia do Meio Ambiente fazem apreensões em Lavras
Ibama e Polícia Militar do Meio Ambiente estão realizando uma operação conjunta denominada "Dourado I", em defesa da Piracema

Polícia Militar e Ibama desencadeiam operação em defesa da Piracema, fenômeno que ocorre entre 1 de novembro a 28 de fevereiro. Fotos: Bosco Fotografias

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

Teve início no dia primeiro de novembro o período de defeso dos peixes, conhecido como "piracema", fenômeno que acomete diferentes espécies de peixes ao redor de todo o mundo. A palavra indígena significa "subida do peixe" e se refere ao processo anual em que os peixes nadam rio acima, ou seja, contra a correnteza, com o objetivo de realizarem a desova. 

A Piracema é fundamental para o sucesso reprodutivo desses animais e, no caso do Brasil, ocorre nas épocas de chuvas de verão, quando há aumento do nível dos rios. O aumento da temperatura da água e do ar também são consequências dessa época do ano, que dura até o dia 28 de fevereiro de 2020.

Os peixes de piracema, conhecidos também como migradores, realizam um esforço físico intenso para que possam subir o rio e nadar contra a correnteza, o que aumenta a produção de hormônios e queima de gordura, melhorando o processo reprodutivo. 

Em Lavras o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Polícia Militar do Meio Ambiente estão trabalhando numa operação conjunta para coibir a pesca durante a Piracema na bacia do rio Grande.
Até o momento foram apreendidos um barco de alumínio, um motor de popa de 8 HP, apreendidos na cachoeira dos Pilões, no rio Grande, 300 metros de redes de nylon, 30 varas de bambu e 5 molinetes. Sendo ainda aplicados R$ 10 mil em multas pelo Ibama e PM do Meio Ambiente.

A Operação foi denominada "Dourado I", ela está sendo desencadeada no rio Grande, nas represas do Funil e Camargos. Vale lembrar que no trecho do rio Grande compreendido entre a ponte rodoferroviária no município de Ribeirão Vermelho e o barramento da UHE de Camargos a pesca está proibida para todas as categorias e modalidades. Sendo a fiscalização intensificada nestes locais por meio de patrulhas aquáticas e terrestres.


.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras