Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


destaque / Evento /


Publicada em: 26/11/2019 19:34 - Atualizada em: 27/11/2019 09:54
Prefeitos de Ribeirão Vermelho e Ingaí participaram de reunião com a AMM
Os prefeitos foram convocados pela Associação Mineira dos Municípios, que também não concorda com a extinção dos municípios com menos de 5 mil habitantes

Julvan Lacerda, presidente da Associação Mineira dos Municípios, que convocou a reunião com os prefeitos. Foto: AMM

 

.


Diário da obra Dê play para ver

  Jornal de Lavras:  (35) 9 9925.5481    @jornaldelavras     @jornaldelavras    @jlavras    
 

Prefeitos de cidades mineiras reagiram com indignação à proposta do governo federal que prevê a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e com arrecadação própria inferior a 10% de suas receitas totais. No Estado, 231 municípios podem ser incorporados por cidades maiores que estejam nos arredores, a incorporação seria a partir do dia primeiro de janeiro de 2025.

Prefeitos das 231 cidades mineiras que correm o risco de serem extintas se reuniram hoje, terça-feira, dia 26, em Belo Horizonte em um evento promovido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM), os prefeitos são contra a medida que faz parte da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Partido Federativo.

A Associação Mineira dos Municípios também é contra esta proposta e por isso convocou prefeitos de todo o Estado para uma reunião em Belo Horizonte. Minas Gerais é o estado brasileiro que mais perderia municípios, são 231, isso significa que ¼ dos de seus municípios seriam extintos. Minas passaria de seus 853 municípios para 622. 

Para a AMM, da forma que foi desenhada, a proposta seria inviável. O presidente da AMM, Julvan Lacerda, disse que espera que o governo acorde para a realidade, segundo ele, a proposta do governo foi "elaborada em laboratório", uma proposta elaborada por quem não conhece a realidade e quer agora "empurrar a goela abaixo dos municípios uma proposta que não é a solução dos problemas".

Julvan disse que reconhece que precisa ter ajustes, que precisa de uma reforma e de menos burocracia. Segundo ele, a mesma regra que existe em Belo Horizonte, que tem milhões de habitantes é aplicada na Serra da Saudade, município com menos de mil habitantes. Precisamos fazer um ajuste administrativo, não ter tanta exigência formal, muitas vezes estes municípios são caros porque gasta-se mais com procedimentos que com o resultado final das ações. Deve-se levar em conta que muitos destes municípios têm um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) melhor que muitas cidades grandes.

Na região, dois municípios podem ser incorporados a Lavras, são eles: Ribeirão Vermelho e Ingaí, os dois possuem menos de 5 mil habitantes.

Ontem, segunda-feira, dia 25, pela manhã, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que "o povo vai decidir" se a proposta de fusão de municípios irá ou não ser implantada. O governante destacou que ela atinge municípios que estão no "negativo", mas não deu detalhes sobre como seria feita a consulta à população.

Ontem também o governador Romeu Zema declarou ser favorável à medida proposta pelo governo federal e afirmou que, dentre outras questões que pesariam nas contas públicas, está o salário dos vereadores, apontado como inviável em muitas dessas localidades. 

 
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 
 

Leia também:

 

Publicado o decreto de retomada gradual das aulas presenciais das redes pública e particular de Lavras
Rotary Club de Lavras Sul comemora 116 anos de Rotary Internacional - veja fotos
Encontrado o corpo da criança que foi jogada em rio no Sul de Minas
Tamanduá ferido foi resgatado pela PM do Meio Ambiente em Candeias e trazido para Lavras
Casal que vendia droga pelo sistema delivery e recebia com cartão foi preso em Lavras
Gasolina e óleo diesel terão reajuste nesta sexta-feira; este é o quarto reajuste do ano
SES vai suspender cirurgias eletivas não essenciais em todo o estado por causa da Covid
Procura por agricultor de Lavras que estava desaparecido chega ao fim de forma trágica
Vereador Possato protocolou pedido de instauração da CPI das Vacinas em Lavras
LabCovid: Ufla explica como funciona o laboratório - veja vídeo

.

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você
Lavras/MG
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram: @jornaldelavras 
Twitter: twitter.com/jlavras 
Facebook: www.facebook.com/jornaldelavras