Quem somos
|
Arquivo
|
Anuncie
|
Contato
|
Sua página inicial


início
prêmios
lavras tem
agenda
busca


/


Publicada em: 20/11/2019 12:00 - Atualizada em: 20/11/2019 21:01
Ministério da Saúde convoca brasileiros para o combate ao mosquito Aedes aegypti
Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem matar

Larva do mosquito Aedes aegypti. Foto: Ministério da Saúde

.

 @jornaldelavras     @jornaldelavras   (35) 99925.5481

O número de casos de dengue aumentou quase 600% em todo o Brasil, em comparação com o ano passado, segundo o Ministério da Saúde. Quanto aos casos de chikungunya e de zika, o crescimento foi de 44% e 47%, respectivamente. Por isso, o ministério quer conscientizar as pessoas sobre a importância de fiscalizar e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor dessas doenças, o Aedes aegypti. O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Kleber, convoca toda a população para acabar com o mosquito.

"Estamos com a oportunidade de eliminar os criadouros dos domicílios como os pratos de vasinhos de planta, garrafas vazias e outros resíduos, tirando 10 minutos da sua rotina, ao chegar em casa do trabalho ou durantes os fins de semana. Em todo pequeno local, o mosquito tem capacidade de botar os ovos e ser um criadouro", afirma.

Elimine focos de água parada todos os dias. Aqui vão algumas recomendações do Ministério da Saúde para a limpeza dos reservatórios de água. É importante mantê-los tampados. A limpeza deve ser periódica, com água, bucha e sabão. Ao acabar a água do reservatório, é necessário fazer uma nova lavagem nos recipientes e guardá-los de cabeça para baixo. Segundo o ministério, esse cuidado é essencial porque os ovos do mosquito podem viver mais de um ano no ambiente seco.

Felizmente Lavras está numa posição confortável em relação a outras cidades, graças ao trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica em conjunto com a população, porém, não podemos "abaixar a guarda", o combate sistemático é fundamental para que possamos evitar uma epidemia.

.
.
www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você 


 
 

Voltar Envie para um amigo


 www.jornaldelavras.com.br
A informação a um click de você
WhatsApp: (35) 9 9925-5481
Instagram e Facebook: @jornaldelavras